Patriotismo é tema do 33º festival de pipas

Representantes da organização do evento se reuniram para acertarem alguns detalhes; encontro ocorre em 26 de agosto

Esportes - ROBERTO KAWASAKI

Data 01/06/2018
Horário 08:30
Jose Reis - Encontro reuniu representantes da organização do 33º Festival de Pipas “Raul Albieri”
Jose Reis - Encontro reuniu representantes da organização do 33º Festival de Pipas “Raul Albieri”

Em agosto vai ocorrer o evento aguardado pelos amantes das brincadeiras tradicionais: a 33ª edição do Festival de Pipas “Raul Albieri”, em Presidente Prudente, previsto para ocorrer em 26 de agosto. Na manhã de terça-feira, os representantes da organização estiveram presentes na diretoria da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) a fim de darem continuidade aos preparativos do encontro que, neste ano, levará aos ares o tema patriotismo. O evento é uma parceria entre o jornal O Imparcial, Unesp de Presidente Prudente e secretarias de Esporte e Cultura da cidade.

Em reunião, organizadores do evento debateram a respeito do tema proposto neste ano: o patriotismo. Conforme definido no encontro, os participantes deverão abusar da criatividade e demonstrar nas pipas as vitórias e conquistas do Brasil. No entanto, o diretor do jornal O Imparcial, Deodato da Silva, esclarece que, como previsto em regulamento, não será permitido propaganda política, tendo em vista o período eleitoral.

O vice-diretor da FCT/Unesp, Aldo Eloizo Job, diz que a escolha do tema desta edição pode aguçar o conhecimento das pessoas, uma vez que o considera “atualizado”. “As pessoas vão poder usar a criatividade e a inteligência para demonstrarem o que foi proposto”, acrescenta. Diante do cenário atual, em que as crianças se divertem com jogos eletrônicos, explica que o evento também é uma maneira de buscar a interação com os familiares diante da brincadeira com pipas, sendo este “o resgate de uma cultura antiga”. “Nós estamos trabalhando de uma forma que o festival seja um sucesso, assim como foi em anos anteriores”, expõe.

Devido ao sucesso do festival a cada ano, a expectativa é que a quantidade de público presente supere a edição anterior, que reuniu mais de 4 mil pessoas. Com o intuito não apenas de competir, mas de reunir as famílias, Deodato destaca que o festival “é uma tradição aguardada a cada ano” e que além dos prudentinos, “faz com que pessoas de outras regiões e até mesmo de outros estados marquem presença”.

Quem mantém a felicidade a cada edição do festival e faz questão de participar da organização, é o filho do patrono que leva o nome do evento, João Carlos Albieri. Conforme explica à reportagem, “esta é uma emoção que revivo em todos os anos, e fazer com que uma atividade antiga se perpetue até hoje, é uma maneira de unir a comunidade e mostrar que é possível se divertir longe das tecnologias atuais”. Ansioso com o dia do festival, afirma que está preparando as peças pertencentes ao seu pai que serão expostas em um museu durante o encontro. “Vamos levar objetos dele e o público poderá conferir até edições antigas do jornal O Imparcial”, finaliza.

 

Regulamento será lançado

O documento que regulamenta a participação no festival será publicado na semana que vem e os participantes devem ficar atentos ao texto, para que não haja possíveis imprevistos. Apesar de alguns aspectos ainda estarem em fase de definição, o que já pode ser adiantado à reportagem foram as categorias: temático; maior; criativo e destaque especial. Os participantes que forem melhores avaliados receberão brindes e troféus, conforme as categorias.

Também, para que seja mantida a segurança das edições anteriores, todas as providências já estão sendo tomadas para que as famílias e os participantes “possam ter uma manhã alegre e com descontração”. Além disso, o diretor ressalta que não será permitido o uso de cerol e cabo metálico nas pipas, que serão fiscalizadas pela comissão. “Peço também para que as pessoas observem e denunciem tais casos”, finaliza.

 

SERVIÇO

O 33º Festival de Pipas “Raul Albieri” está com data agendada para ocorrer no dia 26 de agosto, às 9h no campo de futebol localizado na Rua Roberto Símonsen, em frente à FCT/Unesp, em Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também