Passagem da morte é retratada de forma simbólica em filme

Alex Figueiras diz que narra em “O Passe” um dos momentos mais importantes da vida, o seu fim, ou um recomeço em outro plano metafísico

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 29/06/2018
Horário 06:44
 Anny Ollyver: Produção segue com gravações, praticamente diárias, a todo o vapor
 Anny Ollyver: Produção segue com gravações, praticamente diárias, a todo o vapor

Drama e suspense! Com previsão de estreia para o mês de agosto, está a todo vapor as gravações de mais um filme fictício do cineasta Alex Figueiras: “O Passe”. E quem quiser acompanhar cada detalhe dos bastidores dessa produção é só ir até a página oficial no Facebook @filmeopasse2018. O curta-metragem retrata de forma simbólica e original um dos momentos mais importantes da vida, o seu fim, ou um recomeço em outro plano metafísico.

“Meu objetivo é contar estórias, uns pintam estórias, outros escrevem estórias, outros cantam estórias, eu filmo estórias. Sou fascinado pelo rito de passagem morte, que a meu ver, é o mais importante, pois carrega uma bagagem de reflexão e transformação gigantesca para quem se preza a observá-la, além da simples decomposição da forma física. Ainda acredito que há a liberação de uma forma metafísica, espiritual, que seguirá seu rumo pelo desconhecido”, expõe Alex.

O cineasta acrescenta ainda que esse momento, se percebido de forma profunda, nos leva a refletir em que aquela vida contribuiu para a evolução, para que ela existiu? “E nós, seres dotados de consciência, nunca queremos que a morte chegue por ‘n’ motivos, por amor à família, amigos e muitos pelo dinheiro. E a ideia do filme é justamente levar os espectadores a essa consciência, de desapego, e facilitar o fluxo da vida”, complementa o cineasta.

Na cidade e região

Até o momento, o filme foi gravado no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, qual de acordo com o diretor, serviu para a simulação da queda de um dos personagens em um buraco cenográfico com quatro metros de profundidade. “Seria difícil encontrar um local real com essa dimensão em que pudéssemos produzir a cena”, comenta.

Outro local foi em Espigão, distrito de Regente Feijó, onde na cena os personagens dividem o dinheiro de um assalto. “Encontramos o cenário perfeito. Um casebre de madeira abandonado”, vibra Alex.

Coletividade

Alex que retomou o cinema em 2014 com o filme “Carta de Adeus”, passou pelo gênero de humor com sucesso com o canal Pelo em Ovo no Youtube, qual produziu em maior escala um seriado de cinco episódios, faz questão de ressaltar sobre a importância da coletividade que é o cinema.

Segundo ele, assim como uma orquestra, se cada profissional resolver tocar uma nota a seu gosto e ritmo, um desastre é certo, então é necessário um grande trabalho de pré-produção para que tudo fique alinhado. “E essa equipe o deixa muito tranquilo pensando no produto final. Outra coisa que não podemos esquecer é de salientar que toda divulgação que temos conseguido na mídia é muito importante para a gente que vem na luta desenvolvendo um tipo de arte que é pouco difundida na região do oeste paulista. Enfrentamos muitas dificuldades, uma delas na questão de conseguir patrocínio. Vamos agora estudar uma forma de tentar captar recursos financeiros para cobrir os gastos que não são poucos”, ressalta o diretor.

ELENCO

Túlio Moscardi

Marcelo Ribeiro

Henrique Vanelli

Herbert Hornig

Cauã Figueiras

Bárbara Ramires

Caio Melo

Breno Batista

Cecília Wiezzel

Arthur Whitacker

Sol Galvão

 

FICHA TÉCNICA

Logger/claquete - Bruno Estevam

Cenógrafo/aderecista - Celso Aguiar

Diretora de arte - Edda Maria Provana

Diretor de produção - André Fortunato

Assistente de produção - Apollo

Rot/Diretor geral - Alex Figueiras           

Diretor de fotografia - Zero       

Making Of/Still - Anny Ollyver 

Produtora de elenco/atriz - Angela Afonso          

Maquiador artístico - Marcos Akira

Figurinista - Tainá Novaes          

Compositor musical - Anderson Chizollini           

Produtora executiva - Camila Mancini

Making Of/Still - João Alves

Técnico de áudio - Daniel Bonfim            


 

Publicidade

Veja também