PARQUE DOS IPÊS

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 01/04/2020
Horário 03:19

Está criado oficialmente o Parque Municipal dos Ipês, com projeto de lei aprovado pela Câmara, sancionado e promulgado pelo prefeito Nelson Bugalho (PSDB). A área de conservação ambiental fica ao lado do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

TAMANHO DA ÁREA

O Parque Municipal dos Ipês ocupa uma área de 14,3 mil hectares, o equivalente a 119,9 mil metros quadrados, sendo que se constitui em Unidade de Conservação de Proteção Integral.

VINCULADO À SEMEA

O novo parque está vinculado à Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), pelo qual responde o secretário Wilson Portella, que disse ao Plantão que várias ações de plantios de ipês e outras espécie já vinham sendo feitas no local.

OBJETIVOS DO PARQUE

Dentre os objetivos do parque estão: contribuição para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos, da flora e da fauna; e para a preservação dos recursos hídricos, especialmente as nascentes do córrego do Cedro.

CAMINHOS E TRILHAS

Para uso da população, o parque oferece caminhos e trilhas. As instalações de rede de abastecimento de água, esgoto e energia elétrica, assim como a infraestrutura em geral, dependerão de prévia autorização da Semea.

TEM AS PROIBIÇÕES

Entre as proibições, voltadas à proteção do parque, estão qualquer atividade que possa por em risco a integridade dos ecossistemas e a harmonia da paisagem; e qualquer ação em desacordo com o Plano de Manejo da Unidade.

CONSELHO CONSULTIVO

O novo parque irá dispor de conselho consultivo presidido pela Semea e formado por colegiado de conselheiros distribuídos paritariamente entre membros do poder público e da sociedade civil organizada.

SELO VERDEAZUL

Cabe lembrar que Prudente recebeu recentemente o Selo do Programa Município VerdeAzul, como a 17ª colocada entre mais de 600 cidades, e o 1º lugar em preservação de recursos hídricos junto à Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema.

NOBRE VEREADOR

A nomeação de novos membros para o Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, em decreto do prefeito Bugalho, inclui como representante da Câmara Municipal o presidente Demerson Dias (PSB).

PARA ENFRENTAMENTO

A assessoria do deputado Ed Thomas (PSB) informa ao Plantão sobre o pedido de urgência ao governo estadual para formalização de convênio com o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) para ser utilizado no enfrentamento do Covid-19.

PARA O COMBATE

A assessoria de Mauro Bragato (PSDB) informa ao Plantão que o governador João Doria comunicou ao deputado ajuda financeira ao HRCPP e para as santas casas da região de Prudente, para ações de combate ao coronavírus, causador do Covid-19.

CIDADE ESTÁ VIVA

Tendo como fonte fatos de observação, o Plantão registra que nos últimos dois dias a cidade está viva, depois de vários dias de paralisação. Tem carro e gente para todo lado. Teve até fila em banco, conforme mostrou ontem o FN – Fronteira Notícias 1ª edição.

Publicidade

Veja também