Paróquia de PP lança documentário intitulado “Nossa Carminha”

Além do filme, faz parte das comemorações dos 50 anos da igreja Nossa Senhora do Carmo, um novo site e um jornal informativo

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 12/12/2017
Horário 12:01
Reprodução, Padre Rodrigo roga ao Senhor: “Que nunca nos deixemos acomodar”
Reprodução, Padre Rodrigo roga ao Senhor: “Que nunca nos deixemos acomodar”

Em comemoração ao seu jubileu de ouro, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente, mais conhecida como Maristela, lança nesta quarta-feira, às 19h30, o videodocumentário “Nossa Carminha”. Na ocasião também será apresentado o novo site da igreja e o jornal informativo “Fala, Maristela”. Toda comunidade está convidada a participar.

O filme, que retrata os 50 anos de história da paróquia, é um Projeto de Extensão em parceria com a Facopp (Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente) que envolveu em seu processo de produção uma equipe composta por 13 alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, sendo cinco alunos e oito ex-alunos; dois funcionários da faculdade, Carlos Shirosawa e Kaito Lomartire, e dois professores, Thaisa Bacco e Roberto Mancuzo.

A ideia do documentário surgiu da necessidade de firmar as raízes históricas da paróquia, transformando a memória individual em memória coletiva. Dessa forma, tem como objetivo resgatar a história da comunidade, reconhecendo os personagens de toda biografia construída, material e espiritual, como conquistas e histórias de evangelização vivenciadas ao longo do tempo.

“Participar da produção deste documentário é a maneira viva de utilizar os dons e talentos dados por Deus a serviço da comunidade. É louvar e agradecer por tudo que Ele nos dá”, expõe a orientadora Thaisa Bacco.

 

Produção

Com duração de 1h30, o filme conta com 28 entrevistados, que relatam detalhes de acontecimentos necessários para entender a paróquia nos dias de hoje. Esses personagens foram escolhidos através de um intenso trabalho de pesquisa, pois muitos fiéis já faleceram ou não participam mais da comunidade. A primeira versão do filme chegou a ter mais de quatro horas de duração, sendo necessário filtrar a grande quantidade de informações.

“Cinquenta anos não são 50 dias. É uma história muita extensa envolvendo muitas pessoas que tiveram significativa importância na paróquia”, diz Thaisa.

Silvio Marques Jianelli, um dos entrevistados, participa da comunidade desde 1980 e conta que é gratificante fazer parte da história da Nossa Senhora do Carmo, e ver que o trabalho de evangelização que começou pequeno, hoje está colhendo frutos.

“Para construir o Reino de Deus, nós precisamos levar Jesus até as pessoas e o documentário faz isso. É a história do trabalho missionário que a comunidade realiza e de quantas pessoas estão comprometidas com isso. Estamos fazendo a diferença na construção deste mundo”, comenta o paroquiano.

 

Fonte de informação

Tendo como um dos objetivos aproximar as pessoas de tudo o que é realizado na paróquia, facilitando a integração dos paroquianos, no mesmo dia também haverá o lançamento do novo site da paróquia, a fonte de informação da comunidade, que contará com conteúdo sobre os acampamentos, pastorais, movimentos, grupos, cursos e eventos, além de horários de missa e atendimento do padre.

Será possível ainda realizar o pagamento do dízimo online, bem como inscrições para catequese, cursos e acampamentos.

“Em vista de tudo o que temos na comunidade, o site sempre foi uma ideia que pode ser concretizada agora, através de parcerias da criação da Pascom [Pastoral de Comunicação] e a integração de uma equipe, para sua efetivação e atualização constante”, ressalta o padre responsável pela paróquia, Rodrigo Gomes de Moreno.

Também será apresentado o informativo paroquial “Fala, Maristela”, que contará com a retrospectiva das atividades realizadas durante todo o ano de 2017 na comunidade. Uma maneira de reavivar a memória recente dos fiéis e de agradecer a Deus por tudo que foi realizado. A junção dos três produtos trabalha como um complemento do passado em vista do presente: o documentário, que resgatará as memórias e o jornal e o site, que contemplarão os dias de hoje.

O sacerdote enfatiza que ser padre de uma comunidade é um desafio, pelo trabalho de manter e desenvolver continuadamente tudo o que foi construído. Conforme ele, além de diretor espiritual, ser padre é ser presença dentro de todas as pastorais e acampamentos, e referência dentro de todo esse trabalho evangelizador.

“Sou muito grato por contar com tantas pessoas que sonham juntas e fazem com que a comunidade progrida. Que possamos sempre inventar novos meios de evangelização nunca nos deixando acomodar”, destaca padre Rodrigo.

Com AI

 

“Sou muito grato por contar com tantas pessoas que sonham juntas e fazem com que a comunidade progrida”

Rodrigo Gomes de Moreno

Padre

 

Serviço

O lançamento do documentário “Nossa Carminha”, apresentação do novo site e do jornal informativo será realizado nesta quarta-feira, às 19h30, na Igreja Matriz que está localizada à Praça Coronel Goulart, s/n – Vila Maristela.

Publicidade

Veja também