Vigilância Sanitária Palestra sobre institutos de beleza encerra semana

 12/08/2017  - Da Redação

A A A

A instalação e o funcionamento de institutos de beleza constituiu no foco das palestras de encerramento da Semana da Vigilância Sanitária, em Presidente Prudente, realizada na manhã de ontem, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O debate é direcionado a alunos e docentes dos cursos de beleza e estética do Senac. 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Sanitária, conduziu ao longo desta semana uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado no dia 5 de agosto. Além de representantes do setor varejista de alimentos (proprietários, gerentes e encarregados), o encontro contou com o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto.

Conforme a educadora de saúde pública, Maria Clara Sahu, o debate teve o objetivo de orientar e sensibilizar proprietários, gerentes, responsáveis técnicos e encarregados de supermercados e hipermercados, com relação às normas sanitárias, às boas práticas de manipulação de alimentos, à recepção e armazenamento dos produtos alimentícios, visando sua qualificação.

 

Balanço de autuações

Como noticiado por este diário, entre 1º de janeiro a 28 de junho, o número de autuações aplicadas pela Vigilância Sanitária de Presidente Prudente diminuiu de 71 para 63, no comparativo entre os anos de 2016 e 2017, o que representa queda de 11,26%. Na relação do mesmo período, houve aumento de 2,1% na quantidade de inspeções realizadas, que correspondem a 2.591 no ano anterior e 2.648 neste ano.

De acordo com a educadora de saúde da Vigilância Sanitária Municipal, Maria Clara Sahu, essa diminuição na quantidade de autuações pode parecer pequena, mas representa conscientização, uma vez que as pessoas estão começando a se adequar às orientações passadas pelos agentes e tomando conhecimento das normas sanitárias.

 

Com Secretaria Municipal de Comunicação

Comentário