PAF é renovado em 3 cidades

Reunião entre presidente do Sesi e de municípios da região efetuou a continuidade do Programa Atletas do Futuro

Esportes - PAULO TAROCO

Data 23/09/2017
Horário 13:30

Alunos de três municípios da região serão beneficiados com a renovação do convênio do PAF (Programa Atletas do Futuro). Na tarde de ontem, no Centro de Atividades do Sesi (Serviço Social da Indústria), do Parque Furquim, em Presidente Prudente, estiveram reunidos prefeitos e autoridades de dois municípios da região: além de Prudente, também de Adamantina e Santo Expedito, juntamente com o presidente do Sesi –SP, Paulo Skaf, com intuito de selar o acordo por mais um ano.

Em Presidente Prudente, o acordo que teve a assinatura também do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) atenderá cerca de 600 alunos que terão à disposição nove modalidades esportivas: futebol, futsal, ginástica artística, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e kung fu.

O prefeito prudentino fala sobre a importância da parceria, que visa promover a educação das crianças por meio da prática esportiva. “Isso contribuiu para a formação do caráter dessas crianças, pois, se lançarmos um olhar nos países mais desenvolvidos, isso é sempre uma prioridade de qualquer governo. Sabemos que, através do esporte, você forma cidadãos também”, avalia Bugalho.

Já a parceira com Adamantina proporcionará cerca de 500 vagas em oito modalidades: atletismo, basquete, capoeira, futebol, futsal, handebol, natação e vôlei.

A outra cidade da região beneficiada pela renovação do convênio na tarde ontem, Santo Expedito, terá 150 vagas à disposição, na modalidade futsal.

Paulo Skaf também destaca a importância de agregar o esporte no processo educacional dos jovens atendidos pelo programa. “A melhor de investir nas pessoas é investindo no conhecimento, na educação. E a educação completa é aquela que você recebe nas salas de aula, nos laboratórios, mas também você recebe em uma quadra de esportes, com uma alimentação equilibrada, nas atividades culturais. Essa é uma educação completa”, analisa o presidente da entidade.

 

Referência

Também na tarde de ontem, foram mencionados, durante a cerimônia de renovação, os atletas e a comissão técnica da equipe de badminton prudentina do Sesi. A equipe é mantida desde 2013 pelo PAF. Entre os atletas treinados por Mayara Bacarin, está o paratleta Rogério Júnior Xavier de Oliveira. Rogério é atleta do PAF desde 2014 e, atualmente, é o 1º colocado no ranking nacionalidade da modalidade, categoria SL 4 (atletas com comprometimento predominantemente dos membros inferiores), e o 18º no ranking mundial. Assim, o atleta hoje está focado principalmente no ciclo olímpico deste esporte, iniciado em 2017, onde serão definidos os participantes da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020.

 

Saiba mais

O PAF foi criado pelo Sesi-SP no ano de 1991. De acordo com o último levantamento, o programa atende cerca de 84 mil crianças, entre 6 e 17 anos de idade, em todo o país. O programa oferece aulas em 15 modalidades esportivas, fazendo uso da estrutura do Sesi e das prefeituras parceiras, além de contar com apoio de parcerias privadas. Além do conteúdo esportivo, a metodologia de ensino do programa adentra em temas também voltados a outros aspectos sociais, como questões voltadas às minorias, aspectos culturais e meio ambiente. Em Presidente Prudente, a parceria privada envolve a participação da empresa Vitapelli. Em Adamantina, da Adasebo e, em Santo Expedito, da Sabesp. 

Publicidade

Veja também