Pacientes de 34 cidades usufruem de práticas integrativas

Atividades oferecidas pelo SUS garantem benefícios ao bem-estar e melhora da saúde de participantes

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 19/06/2018
Horário 07:09
José Reis - Atividade de dança circular é realizada com grupo de pacientes em Prudente
José Reis - Atividade de dança circular é realizada com grupo de pacientes em Prudente

Aos que buscam um tratamento de saúde longe dos medicamentos é possível aderir às PICs (práticas integrativas e complementares), que são oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Por meio de atividades fora do cotidiano do paciente, são realizados exercícios que tratam e previnem doenças como a depressão e hipertensão. Na região de Presidente Prudente, 34 cidades realizam algumas das 29 práticas integrativas que buscam melhorias na saúde de quem as pratica.

Os pacientes podem aderir às práticas de medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular, yoga, massagem, auriculoterapia, massoterapia, arteterapia, meditação, musicoterapia, acupuntura, entre outras. Em 367 paulistas, as atividades são oferecidas na atenção básica para o tratamento de usuários do SUS.

Conforme o secretário municipal da saúde de Prudente, Valmir da Silva Pinto, na cidade é realizada a prática da fitoterapia, biodança, dança circular e musicoterapia. Para que o trabalho seja realizado com atenção, as atividades são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que envolve fonoaudiólogo e educador físico. Ele informa que os beneficiados pelas atividades são as pessoas que integram o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que realizam as práticas por meio das datas agendadas.

Segundo o enfermeiro apoiador técnico à gestão, Sérgio Lene, em Flórida Paulista, a prática integrativa e complementar ainda é pouco buscada pelos munícipes, devido à “falta de interesse” em realizar as atividades. Ele conta que aproximadamente 25 participantes procuram a prática, que varia entre os períodos da manhã e tarde. Além disso, diz que a cada semana são realizadas reuniões comunitárias para que os participantes busquem respostas aos problemas que enfrentam.

De acordo com Sérgio, em Flórida Paulista, são oferecidas arteterapia, aulas de zumba, pilates e outras práticas que dependem da procura de quem participa. Devido ao baixo número de interessados, ele lamenta que os pacientes “geralmente focam em medicamentos e dizem que não conhecem a psicoterapia, acupuntura ou homeopatia, o que é preocupante”.

Em Junqueirópolis, por sua vez, a educadora física do Nasf, Juliana Rocato Xavier, explica que em todas as unidades de PSF (Programa Saúde da Família) da cidade existem grupos de atividades físicas que são acompanhados por profissionais. Segundo a educadora, são realizados alongamentos, ginástica localizada, aeróbica, caminhadas, dança e dinâmicas realizadas diariamente. Diferente de Flórida, devido à grande procura da população pela participação nas dinâmicas, Juliana explica que em média 160 pessoas participam das atividades e “o que era voltado para grupo de hipertensos e diabéticos, foi aberto a todos”.

SERVIÇO

De acordo com Adriana Gomes Vitório Santos, supervisora das equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) de Prudente, as atividades são praticadas por pessoas acompanhadas pelos agentes de saúde. No entanto, quem tiver interesse em participar pode procurar a unidade de saúde mais próxima, onde será informado sobre os dias e atividades prestadas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Publicidade

Veja também