Outono chega “dentro da normalidade”

Desde 0h50 de hoje o hemisfério sul já conta com a presença do período que marca a transição entre o calor do verão e o frio do inverno

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 20/03/2020
Horário 04:44
Weverson Nascimento - Outono teve início na madrugada de hoje no hemisfério sul
Weverson Nascimento - Outono teve início na madrugada de hoje no hemisfério sul

Teve início na madrugada de hoje aquela que é considerada como a estação de transição entre o calor do verão e o frio do inverno. É que desde a 0h50 o hemisfério sul já conta com a presença do outono, que na região de Presidente Prudente será caracterizado como um período dentro da normalidade, como na questão da chuva, quando são esperados entre 230 e 280 milímetros, o que está dentro da média histórica, que é de 270 milímetros, conforme o climatologista Vagner Camarini.

A estação seguirá até o dia 20 de junho, quando tem início o inverno. Neste começo, o período será mais parecido com o verão, com temperaturas altas e pancadas de chuva, que devem diminuir com o passar dos dias tanto na intensidade quanto na quantidade. “A partir do começo de maio chegam as frentes frias e as temperaturas mínimas, que podem chegar aos 12ºC”, aponta Vagner.

Mas, ao término do outono, próximo do dia 20 de junho, quando começa o inverno, Prudente pode chegar a registrar temperaturas entre 9ºC e 10ºC, que já é mais frio do que o ano passado, quando a cidade registrou mínima de 13ºC.

Já conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na estação a umidade relativa do ar fica frequentemente baixa durante as tardes, apresentando valores por vezes menores que 30%, especialmente no interior. “Também é nessa época do ano, ao final do trimestre, que os nevoeiros passam a ocorrer com mais frequência, devido à intensificação do resfriamento noturno”.

Publicidade

Veja também