Ouro negro é dos brasileiros

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 12/11/2019
Horário 04:26

Iniciou no Brasil a coroação do megaleilão do pré-sal – o maior já realizado no mundo. Mas para o Brasil, esse feito não é de hoje, ocorreu ao longo de 22 anos. Foi Fernando Henrique Cardoso quem marcou o fim do monopólio da Petrobrás, com isso tudo mudou e a produção aumentou.

A partir de 2008, o Brasil poderia ter conduzido a uma melhora gigantesca da economia. Entretanto, o governo PT barrou, ao invés do aprimorar o modelo de concessão justa e desejável, teria mudado a nossa história. Mas Lula queria o monopólio de toda produção, e assim, sem entendimento político, ocorreu a paralização do projeto. Este foi considerado por especialistas, um dos maiores crimes que o PT cometeu contra o Brasil e as futuras gerações.

Entretanto, na sequência, o governo Temer restabelece o antigo projeto de leilões de concessão. Assim, no vai e vem do jogo político, após um quarto de século, o pré-sal sai do desencanto. E encanta.  Paulo Guedes conduz com justiça a divisão da grana do pré-sal entre a federação, Estados e municípios. No seu discurso, usou as palavras “democrático” e “democracia” 17 vezes e afirmou que o governo Bolsonaro pretende respeitar a democracia, sustentáculo para o desenvolvimento econômico, compromisso com a constituição e respeito ao povo brasileiro.

A partir de 2008, o Brasil poderia ter conduzido a uma melhora gigantesca da economia. Entretanto, o governo PT barrou

Esse discurso ocorreu um dia após o deputado Eduardo Bolsonaro ter manifestado o desejo da retomada da Ditadura Militar, que ocorreu de mais cruel na nossa história: a retomada do Ai 5. Imagine, leitor, se os ministros-chave deste governo tivessem também o desejo vitalício do poder...

Mas, mudando de pato pra ganso, para encerrar este artigo, cito a ação fria e cruel do STF (Supremo Tribunal Federal) contra a Justiça e a favor da impunidade que, em poucos dias, já soltou dezenas de criminosos e o fará muito mais. Fomos traídos pelos nossos representantes! A corrupção bate palmas de pé. E sorri. E comemora. E agradece ao STF.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também