ORGANIZAÇÃO OFICIALIZA DATA DO 33° FESTIVAL DE PIPAS

Evento ocorre no dia 26 de agosto e regulamento é divulgado para os interessados em participar

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 11/08/2018
Horário 08:59
Festival de Pipa ocorre no dia 26, no campo de futebol da Unesp
Festival de Pipa ocorre no dia 26, no campo de futebol da Unesp

O céu de Presidente Prudente já tem dia marcado para ganhar novas cores e enfeites. Pela 33ª vez, o Festival de Pipas ocorre no Campo de Futebol da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência de Tecnologia/Universidade Estadual Paulista), no dia 26 de agosto, a partir das 9h. Desde junho, a organização estava para finalizar os últimos ajustes, como a divulgação do regulamento do evento, que foi feita no fim de junho. O torneio é uma parceria entre o jornal O Imparcial, Unesp de Presidente Prudente e Secretaria de Esportes e Cultura do município. Outra reunião ocorreu na segunda-feira, onde foram entregues mapas de localização do campo, assim como, decidido toda a parte operacional do evento.

Como consta no documento, as inscrições serão feitas no local do evento, a partir das 9h, no mesmo dia que ocorre as disputas, porém, as fichas que devem ser preenchidas podem ser retiradas antecipadamente nos quiosques de anúncios classificados de O Imparcial, sendo no Parque Shopping Prudente e Prudenshopping, Unesp e Semepp (Secretaria de Esportes de Presidente Prudente).

Na ficha estarão presentes as quatro modalidades de disputa, sendo: maior, criativo e temático: “Patriotismo: mostre o seu Brasil vencedor”, maior (m²), destaque especial -, o qual engloba os três quesitos anteriores na visão da comissão julgadora. Vale destacar que a pipa concorrente na categoria “maior” deverá conter, necessariamente, alusão ao tema do festival, tendo que permanecer no ar por um prazo de 5 minutos para ter condição de ser avaliada.

De acordo com o documento, o participante terá um prazo de 30 minutos para empinar sua pipa. Após o 1º toque da sirene, as pipas que permanecerem no ar por um prazo de 5 minutos terão condições de serem avaliadas e classificadas. Após o 2º toque da sirene a competição será da categoria “maior”, tendo que alcançar voo para ser avaliada e cronometrada pela comissão julgadora. Após o 3º toque da sirene a competição será encerrada, ficando espaço livre para o lazer.

Todas as quatro categorias serão premiadas com troféus para os três primeiros colocados de cada, além de brindes oferecidos pelos patrocinadores da competição. Um destaque em que o participante deve ficar atento no regulamento é o fato de que, considerando o processo eleitoral em curso e as limitações impostas, não será permitida qualquer forma de propaganda política no ambiente do festival, correndo o risco de eliminação. Pode-se também ficar de fora, aquele que fizer uso em sua linha ou pipa de objetos cortantes ou mesmo pó de vidro, resina ou outro material semelhante.

 

Expectativa

Ao longo destes 30 anos, o evento se tornou tradicional para a população prudentina. Alguns, segundo Alberto Deodato, diretor de marketing de O Imparcial, já marcam presença na competição em várias edições, mesmo que seja apenas para observar os participante. Para ele, o segredo do sucesso é o engajamento das empresas, instituições e pessoas envolvidas. “Acredito que o que consolidou a reputação do evento foi o mérito de conseguir reunir parceiros e patrocinadores de credibilidade e que se apaixonaram pelo festival tanto quanto o jornal. Muitos estão prestigiando há uma ou duas décadas. Além disso, o encontro é algo totalmente gratuito para o público e para os competidores. Também não há captação de recursos financeiros de nenhum patrocinador. Todos colaboram doando seus produtos e atividades como atração do evento, ou então contratando por conta própria o que é necessário, como aluguel de tendas para abrigo do público, fornecimento de alimentos para a entidade filantrópica vender ou até mesmo o pagamento de troféus”, destaca.

Para Alberto, o evento visa reunir mais de 4 mil expectadores e em torno de 400 a 500 participantes, contando sempre com aqueles que se tornaram fiéis ao festival. “Esperamos um aumento de público, principalmente pelo engajamento cada vez maior dos patrocinadores com seus brindes e atividades que acabam levando a experiência do festival muito além da competição”, enfatizou. Entre os brindes durante a competição haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão doce para quem for assistir. Além disso, uma barraca com venda de alimentos e bebidas com 100% da renda para uma entidade da Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente).

 

Sobre o tema

Considerando o tema deste ano atualizado, o vice-diretor da FCT/Unesp, Aldo Eloizo Job, diz que a escolha do tema desta edição pode mexer com o conhecimento das pessoas. “Elas vão poder usar a criatividade e a inteligência para demonstrarem o que foi proposto”, acrescenta. Diante do cenário atual, em que as crianças se divertem com jogos eletrônicos, explica que o evento também é uma maneira de buscar a interação com os familiares diante da brincadeira com pipas, sendo este “o resgate de uma cultura antiga”. “Nós estamos trabalhando de uma forma que o festival seja um sucesso, assim como foi em anos anteriores”, expõe.

Publicidade

Veja também