Operação prende trio por tráfico intermunicipal

Acusados são investigados por contratarem menores de idade para o transporte de entorpecentes entre municípios regionais

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 21/03/2019
Horário 19:08

A Polícia Civil em Junqueirópolis deflagrou hoje a Operação Dreadlock, que visa desmantelar uma quadrilha que pratica o tráfico de drogas intermunicipal na região de Presidente Prudente. Dois homens e uma mulher foram presos em Flórida Paulista, Osvaldo Cruz e Panorama. Os acusados são investigados pela contratação de adolescentes para abastecer o comércio ilegal de entorpecentes.

O delegado Eliandro Renato dos Santos explica que a investigação começou em novembro do ano passado, ocasião em que uma adolescente havia sido apreendida transportando cocaína e maconha. Conforme os investigadores, ela saiu de Osvaldo Cruz, e tinha como destino a cidade de Junqueirópolis. “Com base nas investigações, conseguimos identificar que ela fazia o trabalho de aviãozinho, nome dado para quem faz o transporte da droga”, afirma a autoridade.

Em Junqueirópolis, quem receberia a droga seria outro menor de idade. Além da cidade destino, a jovem também deveria passar em Pacaembu, onde buscaria maconha com outro traficante. Para o delegado que conduziu a investigação, por meio das prisões, é possível que demais membros da quadrilha sejam identificados e presos.

“Mais em conta”

A contratação de menores de idade para atuação no tráfico é constante e, neste caso, não foi diferente. “Os traficantes utilizam o adolescente que tem fascínio pelo crime, o que, para os contratantes, custa mais barato. Além disso, quando flagrado com entorpecente o menor é apreendido, e logo está nas ruas novamente, diferente do que ocorreria se fosse um adulto”, pontua a autoridade.

Saiba mais

A operação policial recebeu o nome de Dreadlock devido ao estilo de penteado utilizado por uma adolescente investigada por fazer parte do grupo.

Publicidade

Veja também