Operação apreende 41 embarcações e motos aquáticas

Entre dezembro e março, Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio inspecionou 1.397 veículos aquáticos e elaborou 313 notificações por diversas irregularidades

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 19/03/2019
Horário 04:12
Cedida/Delegacia Fluvial - Militares intensificaram a fiscalização aquaviária durante o verão
Cedida/Delegacia Fluvial - Militares intensificaram a fiscalização aquaviária durante o verão

A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio divulgou ontem o balanço final da Operação Verão 2018/2019 que, entre os dias 22 de dezembro e 10 de março, intensificou a fiscalização do tráfego aquaviário em 135 municípios que compreendem a jurisdição regional. De acordo com os números, foram inspecionadas 1.397 embarcações dos mais variados tipos, sendo que deste total foram geradas 313 notificações, o que também resultou em 41 apreensões de embarcações e motos aquáticas. O período da fiscalização foi marcado por palestras educativas em escolas, a fim de conscientização.

Segundo a Delegacia Fluvial, foram diversas as infrações encontradas, dentre as quais se destacam: a ausência de porte ou com validade vencida da CIR (Carteira de Inscrição e Registro) e de CHA (Habilitação de Armador), bem como do TIE (Termo de Inscrição de Embarcação). Além destes, a fiscalização flagrou a falta de uso do colete salva-vidas, quando em singradura; e a dotação de salvatagem incompleta. Depois das medidas administrativas cabíveis, os tripulantes foram orientados sobre a importância da legalização documental e medidas preventivas para a navegação segura.

Como forma de educar as futuras gerações, os militares da Delegacia Fluvial também cumpriram o programa de palestras educativas em quatro instituições de ensino. Como resultado deste trabalho, 400 crianças receberam informações de segurança da navegação, com ênfase na obrigatoriedade do uso de colete salva-vidas. Nas ocasiões, os palestrantes transmitiram conhecimentos básicos de segurança no tráfego aquaviário e prevenção da poluição hídrica nas escolas estaduais Marina Amarante Ribeiro, Consuelo Fernandes de Magalhães Castro, Orlando Drumond Murgel Engenheiro e no Sesi (Serviço Social da Indústria), todas em Epitácio.

Aumento no tráfego

De acordo com a Delegacia Fluvial, o período do verão é marcado pela presença maior de embarcações de esporte e recreio nos rios. Desta forma, afirma ser necessário levar orientações à comunidade, para que os riscos de possíveis acidentes sejam menores. Tanto é que a campanha deste ano levou às águas o lema “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”.

“A Operação Verão 2018/2019 disseminou os conceitos de valorização da vida e das responsabilidades dos proprietários e dos condutores das embarcações, sobretudo, durante as atividades de lazer”, pontua a delegacia.

Publicidade

Veja também