Operação apreende 22 embarcações em Epitácio

Dos 732 veículos marítimos inspecionados de 22 de dezembro a 19 de fevereiro, 98 foram notificados; balanço foi divulgado ontem

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 08/03/2018
Horário 13:05
Arquivo, Objetivo foi o de zelar pela segurança das atividades náuticas que compreendem a cidade
Arquivo, Objetivo foi o de zelar pela segurança das atividades náuticas que compreendem a cidade

Durante a Operação Verão 2017/2018, a Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio inspecionou 732 embarcações entre os dias 22 de dezembro de 2017 a 19 de fevereiro de 2018. Neste período, 22 embarcações foram apreendidas e 98 notificações expedidas. Com o conceito “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”, o objetivo da fiscalização - que terminou no mês passado - foi o de zelar pela segurança das atividades náuticas que compreendem a cidade, principalmente porque nesta época do ano, há um aumento do uso de embarcações para atividades recreativas e turísticas. A operação teve como lema a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação.

De acordo com o balanço realizado pela Delegacia Fluvial, foram emitidas 98 notificações a embarcações. Dentre as principais causas das advertências, está a de não portar CIR ou CHA – habilitação para dirigir embarcações –, não possuir o título de inscrição da embarcação. Entretanto, o motivo para as notificações foi também o de portar os documentos citados, porém, com o prazo de validade vencido.

 

Fiscalização reforçada

No período do carnaval, a Marinha do Brasil reforçou a fiscalização na área que compreende a Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio. Em meio à operação, os agentes também fiscalizaram documentos dos condutores e embarcações, a lotação dos veículos marítimos, a disponibilidade de coletes salva-vidas homologados pela Marina do Brasil, par de remos, boia circular e extintor.

Contudo, outro aspecto observado pelos militares foi o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores, além do respeito às áreas destinadas aos banhistas ou de uso exclusivo de motoaquátiacas. A Delegacia Fluvial informa que nas inspeções, a população é orientada a obedecer às normas de segurança com a divulgação campanha “Quanto vale uma vida? Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”.

Publicidade

Veja também