Oficinas proporcionam conhecimento lúdico a crianças

Programação da Fundação Inova recebe 92 pequenos, de 5 a 11 anos, diariamente, em quatro oficinas gratuitas até dia 21 de dezembro 

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 13/12/2018
Horário 06:54
José Reis - Crianças realizam experimentos em oficina de química na Fundação Inova
José Reis - Crianças realizam experimentos em oficina de química na Fundação Inova

Tubos de ensaio, líquidos fluorescentes e muita concentração. Esse era o contexto em um dos laboratórios de química da Fundação Inova Prudente na manhã de ontem. O local desenvolve pela primeira vez até o dia 21 a programação especial “Férias com Ciência”. Com isso, algumas crianças estão aproveitando os dias de descanso enquanto aprendem e se divertem auxiliados por professores e estagiários com oficinas de robótica, realidade virtual, química e informática. De acordo com o diretor-presidente da Inova, Bruno José Garcia, a instituição tem recebido desde segunda-feira 92 pequenos por dia, 23 em cada atividade. Nesse sentido, frisa que a proposta é ampliar o acesso para crianças de 5 a 11 anos das redes pública e privada, em especial aquelas que não participam do Programa de Educação Integral Cidaescola.

Segundo Bruno, a ação “deu tão certo” que o plano é ampliar para os próximos períodos de férias. “Por meio dessas atividades conseguimos atingir mais crianças que o normal e incentivar ainda mais o desenvolvimento de habilidades”, comenta. Entre elas, destaca o trabalho em grupo, o aprendizado lúdico e a construção cidadã amparada no respeito ao outro. Outro aspecto positivo pontuado por ele é a chance de promover a integração e o fortalecimento de vínculos sociais que, conforme afirma, vem se perdendo difundido no “mundo digital desenfreado”. “Aqui, elas aprendem algo, saem do videogame e da tela do computador. Na oficina de informática, por exemplo, não estão na internet jogando, estão absorvendo conhecimento”, ressalta.

A professora da Inova e ministrante da oficina de robótica, Maria Aparecida dos Santos, explica que ao todo são quatro oficinas diárias, uma de cada tema, duas no período da manhã e duas à tarde. Na atividade que ministra, ela destaca o exercício do pensamento lógico e estratégico. “Trabalhamos com legos, eles escolhem o que montar e devem pensar na melhor forma de fazer isso”, diz. Conforme ela, a adesão tem sido “satisfatória”, já que os pequenos se mostram interessados no conteúdo e, mais que isso, “encantados com as atividades”.

Aprendizado mútuo

Com a atenção voltada para um líquido que muda de cor estava Ana Luiza Manzoni, que tem 9 anos, mas afirma que “nunca em toda a vida tinha visto algo parecido”. De acordo com ela, está participando de todas as oficinas desde segunda-feira e, das quatro, a que mais gosta é a de química, pois “adora misturar as coisas e ver como elas ficam”. Embora tenha pouca idade, a ideia da importância da inciativa já está bem formada em sua cabeça, na opinião da pequena. “Isso é importante porque não são todas as mães que podem comprar essas coisas que aprendemos aqui”. Participante do Cidaescola, frisa que todos devem “aproveitar a oportunidade”.

Fazendo dupla com Ana, estava Manoela Mendes Camargo, 8 anos. Colegas de bairros, ambas residem no Jardim Santa Fé, e a menina conta que está “amando tudo”, em especial a oficina de química, porque “adora as cores que se formam nos vidrinhos”.

Se engana quem pensa que a programação serve apenas para ensinar crianças. Bruna Pimenta Soares tem 25 anos e revela não ter maior aprendizado que o contato com os pequenos na oficina. Estagiária da Fundação Inova, a jovem é estudante de Química e idealiza se tornar professora, sendo assim, conforme expõe, poder auxiliá-los nos experimentos proporciona “uma prévia de como é a realidade da profissão”. Em razão disso, ela frisa que “tem mais do que certeza” que é isso que quer para sua vida. “Você só aprende quando vivencia e na faculdade você não tem isso”.

SERVIÇO

De acordo com Bruno, as inscrições para as oficinas estão encerradas, porém, é possível participar de uma lista de espera. Para isso, basta ligar na Fundação Inova Prudente e relatar o interesse. O número é 3909-9110. Caso, durante a programação, surjam vagas, a instituição entrará em contato. 

Publicidade

Veja também