Oficinas gratuitas ensinam a criar móveis com shape de skate

Atividades serão realizadas neste sábado e domingo, no Sesc Thermas de Prudente, pelo skatista e artesão paulistano Radamés Goés

Esportes - Da Redação

Data 12/07/2018
Horário 13:41
Cedidas/Radamés Goés - Com foco na sustentabilidade, participantes usam shape com defeito ou que foi descartado, para construir móveis e objetos
Cedidas/Radamés Goés - Com foco na sustentabilidade, participantes usam shape com defeito ou que foi descartado, para construir móveis e objetos

Em momentos de mar sem ondas, os surfistas californianos da década de 1950 queriam arrumar algo para fazer. Assim, surgiu a ideia de pegar pranchas de madeira e colocar algumas rodinhas de patins embaixo, dando origem ao skate. Além de apresentar a história do esporte, o skatista paulistano Radamés Goés ensina o público do Sesc Thermas de Presidente Prudente neste fim de semana, a criar seu próprio shape de skate artesanal e a como reutilizá-los para móveis.

Com início às 13h de sábado, a primeira oficina propõe que os participantes usem a criatividade para produzirem os próprios shapes passando por todo o processo: desenvolvimento do projeto, escolha de materiais, técnicas usadas para corte, ferramentas, moldes, furações, lixas, acabamentos e pintura da peça. Para participar, basta se inscrever na Central de Atendimento do Sesc. As vagas são limitadas.

Skatista desde os 13 anos e dono de uma fábrica de skates artesanais há 20 anos, Radamés conta que além de ensinar as técnicas de construção do shape de skate, a oficina tem o intuito de apresentar a trajetória da história do esporte. “Quero propor uma viagem no tempo pra galera, voltar ao passado para contar a história da evolução do skate. Desde quando os surfistas pegaram suas pranchas, colocaram rodas embaixo e envergaram a borda”, explica.

A vontade de atuar como artesão nasceu logo no início da carreira de skatista. “Quando comecei a andar de skate, prestava atenção nos designs de cada shape, nos detalhes e tipos diferentes. Fiquei fascinado e decidi que queria fazer isso”, lembra.

Natural de Penapólis (SP), Radamés também comanda a oficina Cadeira de Shape de Skate Usado, no domingo, às 13h. A aula promove aos participantes que desenvolvam a imaginação na construção de móveis funcionais, como uma cadeira, utilizando shapes com defeito de fabricação ou que foram descartados. E tudo com foco na sustentabilidade, como esclarece o skatista. “As madeiras usadas são retiradas dos ecopontos, que são locais públicos de descarte seletivo de materiais diversos”, afirma.

Além de aprender a construir, o público também pode aprender a andar de skate em uma pista street montada no bosque da unidade, de forma divertida e com todos os equipamentos de segurança, além da monitoria necessária. Quem já sabe mandar algumas manobras pode participar da mesma maneira. A pista fica disponível no sábado e domingo, das 14h às 17h, gratuitamente e livre para todos os públicos.

Com Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas

 

Serviço

Oficina – Shape de Skate Artesanal

Dia 14 de julho, sábado, das 13h às 17h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Oficina – Cadeira de Shape de Skate Usado

Dia 15 de julho, domingo, das 13h às 17h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Vivência – Skate Street Para Todos

Dias 14 e 15 de julho, sábado e domingo, das 14h às 17h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também