Oficina de Percurso visa projeto de vida do jovem

Objetivo do projeto é levar os jovens a se apropriarem de sua história e reposicionarem a frente das oportunidades

Da Redação • 01/02/2018 11:05:13

Teve início na segunda-feira, na Fundação Mirim, a primeira turma da Oficina de Percurso da Juventude. Na oportunidade, o coordenador municipal da Juventude, Juliano Borges, juntamente com a monitora de projetos da Juventude, Suelen Malacrida, acompanhou o primeiro encontro da oficina de Percurso com os jovens aprendizes. O objetivo do projeto é levar os jovens a se apropriarem de sua história e reposicionarem a frente das oportunidades, de forma que estabeleça propósitos e planeje passos para remover obstáculos para alcançar suas metas.

Trata-se de um espaço coletivo, de troca, aprendizado mútuo e reflexão conjunta, no qual cada jovem individualmente deve produzir o seu Mapa (Metas e Ações para a Autonomia), analisando seu próprio percurso, identificando alternativas e fazendo escolhas.

O trabalho é auxiliar os jovens a compreenderem sua situação no contexto em que estão, e ajudá-los a tomar decisões fazendo escolhas entre as alternativas existentes.

O Mapa tem por objetivo levar os jovens a se apropriarem de sua história (passado), reposicionarem-se frente às oportuni­dades (presente) e, a partir daí, estabelecerem seus propósitos, planejando passos para remover obstáculos e alcançar objetivos (futuro).

A Oficina de Percurso é um ciclo composto por cinco sessões, cada uma delas com temas e conteúdos pré-determinados, que se desenvolvem numa sequência, uma vez que há um fio condutor do processo.

O projeto prevê 24 oficinas, total de 10 horas divididas em 5 encontros de 2 horas. Para cada turma são esperados 30 jovens, que são indicados pelas entidades parceiras. Ao todo, serão mais de 700 jovens atendidos pelo projeto.

A ação é uma iniciativa do programa Estação Juventude da Coordenadoria da Juventude em parceria com as entidades parceiras: Fundação Mirim, Casa do Aprendiz Cidadão, Fundação Gabriel de Campos e Rasc Aprendiz.

Com Secom

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste