Oficina contemplará 700 jovens aprendizes

PRUDENTE - Da Redação

Data 23/02/2018
Horário 13:19

Teve início a segunda turma da Oficina de Percurso da Juventude em Presidente Prudente, cujo objetivo é levar os jovens a se apropriarem de sua história e reposicionarem à frente das oportunidades, estabelecendo propósitos e alcançando metas. O projeto prevê 24 oficinas, um total de 10 horas divididas em cinco encontros de duas horas. Para cada turma, são esperados 30 jovens, que são indicados pelas entidades parceiras. Ao todo, serão mais de 700 adolescentes atendidos pelo projeto.

A ação é uma iniciativa do programa Estação Juventude da Coordenadoria da Juventude, em parceria com as entidades parceiras: Fundação Mirim, Casa do Aprendiz Cidadão, Fundação Gabriel de Campos e Rasc Aprendiz. Trata-se de um espaço coletivo, de troca, aprendizado mútuo e reflexão conjunta, no qual cada jovem individualmente deve produzir o seu Mapa (Metas e Ações para a Autonomia), analisando seu próprio percurso, identificando alternativas e fazendo escolhas.

O grande trabalho é auxiliar os jovens a compreenderem sua situação no contexto em que estão, e ajudá-los a tomar decisões fazendo escolhas entre as alternativas existentes. A ação acontece sob a orientação do psicólogo Vinicius Costa. O Mapa tem por objetivo levar os jovens a se apropriarem de sua história (passado), reposicionarem-se frente às oportunidades (presente) e, a partir daí, estabelecerem seus propósitos, planejando passos para remover obstáculos e alcançar objetivos (futuro).

A Oficina de Percurso é um ciclo composto por cinco sessões, cada uma delas com temas e conteúdos pré-determinados, que se desenvolvem numa sequência, uma vez que há um fio condutor do processo.
Com Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade

Veja também