História de Monteiro Lobato ganha vida no palco do Teatro Paulo Roberto Lisboa, às 14h, dos dias 27 e 31 de agosto. O espetáculo “Sítio do Picapau Amarelo” será encenado por 70 alunos – de 8 a 18 anos – do polo de Regente Feijó (SP) do Projeto Guri. A apresentação é uma mescla de música, canto e narração e faz parte da programação do Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente), - evento que ocorre de 24 de agosto a 2 de setembro em espaços alternativos e convencionais do Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente.
Segundo Fabiane Sanches Peres, gerente regional do Guri, é a primeira vez que os alunos trazem a obra de Lobato para um palco em Prudente. Além disso, ela destaca que a apresentação foi construída integralmente pelos alunos e educadores, desde cenário ao figurino. “Trabalhamos com os personagens mais marcantes do livro, Emília, Narizinho, Pedrinho, dona Benta, Cuca e tia Anastácia. O espetáculo em si é um musical com orquestra e coral e uma narração que contextualiza as músicas”, explica.
Sobre a estreia em solo prudentino, Fabiana relata que estar no Flitpp é a união da cultura como um todo e isso, para eles, é muito enriquecedor. Por isso, espera que além de proporcionar aprendizado aos alunos possa também compartilhá-los com os espectadores. Outro objetivo que pretendem alcançar, conforme a mesma é a integração entre os jovens com seus familiares e com a sociedade em geral. “Os personagens são encenados por pessoas da cidade de Regente mesmo, a Emília adulta, por exemplo, é uma professora da rede municipal, a tia Anastácia é a tia de um dos alunos. Essa é a ideia, unir todo mundo no espetáculo. Essa participação é muito importante para eles”, acentua.
Segundo a professora de canto e coral da turma, Elaine Alessandra Mendes Silva, 44 anos, a narrativa é contada na perspectiva da tia Anastácia. “É muito emocionante, a personagem vai narrando todas as lembranças que ela tem da época em que vivia no sítio, lembranças dos personagens, tem muito momentos nostálgicos”, frisa.
Após o espetáculo, Fabiana adianta que haverá uma roda de conversa entre os jovens músicos e o público. “Queremos que troquem conhecimentos sobre a obra de Monteiro Lobato, a ideia é trazer aprendizado, por meio de uma história que une expressões artísticas como música e artes cênicas”, explana.
Cedida - Entre os personagens da história, musical conta com duas Emílias e uma Narizinho
Vivendo o sítio
A professora Elaine revela que os ensaios já estão ocorrendo há cinco meses e ao conversar com a equipe composta por nove educadores a sensação é a mesma: a ansiedade das crianças é notável. “Perguntam toda hora ‘falta muito para a apresentação?’ [risos] é uma experiência única para eles, porque nunca saíram de Regente, e poder ir a um festival é mais do que eles sonharam”, expõe.
Sobre o resultado que está sendo construído especialmente para o Flitpp, Elaine garante que o público pode esperar um momento emocionante. “Vão conseguir entrar na história, fechar os olhos e se imaginarem realmente no sítio”, pontua.
De aluno do Guri a professor, Rafael Henrique da Silva, 22 anos, é um dos educadores do time. Seu objeto de estudo são as cordas friccionadas agudas presentes em instrumentos como violino e viola. De acordo com ele, desde que começaram a ensaiar, a cada terça e sexta-feira é sempre um momento dinâmico e divertido. “Eles estão dando o máximo, por isso, queremos fazer uma boa apresentação e deixar que eles sejam lembrados na memória de quem estiver assistindo”, acentua.
“A ansiedade das crianças é notável. Perguntam toda hora ‘falta muito para a apresentação [risos]?’ É uma experiência única para eles, porque nunca saíram de Regente, e poder ir a um festival é mais do que sonharam
Elaine Alessandra Mendes Silva
professora de canto e coral
Cedida - Entre orquestra, coral e viola ao todo participam 70 alunos de 8 a 18 anos participantes
Serviço
A apresentação do Projeto Guri ocorre nos dias 27 e 31 de agosto, às 14h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo. O espetáculo faz parte da programação do Flitpp que ocorre do dia 24 ao 2 de setembro. O endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes em Presidente Prudente.
Os ensaios das turmas para as apresentações do Flitpp vem sendo realizados há 5 meses