OAB oferece ação a pacientes em tratamento

PRUDENTE - Da Redação

Data 07/12/2017
Horário 12:44

Cerca de 20 pacientes, com idades entre 1 e 19 anos, em fase de tratamento quimioterápico no Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, tiveram uma manhã repleta de diversão em alusão ao Natal, por meio da idealização da Comissão da Jovem Advocacia da  29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente, ontem.

A ação iniciou às 8h no Hospital Regional do Câncer, onde pacientes, familiares e voluntários reuniram-se para escolher um presente que seria doado. Em seguida, seguiram até a Casa do Advogado, onde foram surpreendidos com brinquedos infláveis, salgados e doces, maquiagem facial, ensaio fotográfico e muita descontração com os Palhaços da Alegria de Pirapozinho.

Já em parceria com o projeto Apadrinhando Sorrisos, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), os pacientes ganharam dezenas de presentes. Conforme a vice-presidente da comissão, Catarina Mariano, a ideia surgiu por meio da idealização do Dia das Crianças, em outubro. “A encarregada de humanização, Emília Ramos, nos convidou para ajudar na organização da festa de Natal do hospital, e fomos à busca de empresas para apoiar a ação”, conta.

O vice-presidente da subseção, Wesley Cotini, afirma que o objetivo foi realizar um Natal diferente, em que as próprias crianças pudessem escolher e pagar pelo seu brinquedo ou presente como uma forma de se sentirem mais ativas, importantes e aumentar a autoestima. “Conseguimos os valores por meio de doações, bem como os brinquedos, bolos, doces e salgados. Foi maravilhoso ver aqueles olhinhos de alegria e esperança”, acrescenta.

Para a gerente de serviços hospitalares, Marli Martzi Moriya, além de oferecer momentos de distração para as crianças, a ação também contribui para que elas aprendam a administrar o dinheiro e repartir em família. Sete acadêmicos de Medicina, sob a orientação da docente da disciplina de Comunicação e Saúde, Cecília Creste, montaram quatro árvores no campus da instituição para o projeto Apadrinhando Sorrisos, em que alunos dos cursos de Medicina, Informática e Educação Física doaram presentes especialmente às crianças e adolescentes do Hospital do Câncer mediante lista de nomes e idade.

Também foi feita ação nas bibliotecas da Unoeste e Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, substituindo a multa por atraso na devolução de livros por doação de brinquedos. “O projeto foi criado neste ano, mas terá continuidade através de contação de histórias, humanização e musicoterapia”, pontua Cecília. A ação contou com o apoio da Unoeste e das empresas Andorinha e Maia Presentes.

 

Com Assessoria de Imprensa da OAB

Publicidade

Veja também