O tempo

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 08/02/2020
Horário 05:30

Segundo o artigo publicado no portal terra.com.br de Bruna Saniel, os principais fatores que levam a morte prematura de empresas são: não conhecem o mercado que atuam; falta do capital de giro; divulgação; controle financeiro e qualificação da equipe. O empreendedor tem um norte, mas sabe que cada empresa tem uma realidade única. Buscar informações e aprendizado é fundamental, aumenta a segurança das decisões, a criatividade e evita. Um dos caminhos mais eficientes é aprender com quem já errou e acertou.

O portal endeavor.org.br, oferece gratuitamente centenas de vídeos com conteúdo inspiradores. Além disto, cursos de qualidade e gratuitos podem ser encontrados com facilidade em diversos portais, como por exemplo: fundação Bradesco, FGV (Fundação Getúlio Vargas), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre muitos outros. Além de livros com bibliografias correlatas. Estas informações são “remédio” para prevenir muitas “doenças” que levam as empresas à falência.

Um exemplo disso é encontrado num vídeo amplamente divulgado na internet conhecido como: “Sete minutos valiosos com Silvio Santos”. Dentre os conselhos do empresário estão “tome cuidado para não se envaidecer com elogios, pois é tão perigoso quanto entristecer-se com as críticas (...) para atingir seus objetivos é preciso agir mais do que sonhar. Não dar o passo maior que a perna. Ou mesmo, acreditar que as coisas são fáceis! E elas não são! Aquilo que vale a pena são conquistas realizadas frente a lutas. Se aparecer algo fácil demais, desconfie!”, completa ele.

A luta diária como define Silvio Santos, esbarra num outro desafio: a Gestão do Tempo. O livro “A Única Coisa” de Gary Keller e Jay Papasan ajuda neste sentido e ensina como ter foco e resultados extraordinários. É como diz Hector Berlioz: “O tempo é um bom professor, mas infelizmente mata todos os seus alunos”. Inspirar-se no erro e acerto daqueles que chegaram lá, aprender com quem já fez, é valorizar aquilo que temos de mais precioso: o tempo.

Publicidade

Veja também