O sol nasce para todos

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 21/11/2018
Horário 04:05

O princípio básico da economia rege que os “recursos são escassos e necessidades são ilimitadas”. Empresários que focam nestas necessidades ilimitadas conseguem sair da sangrenta luta por espaço no mercado e tendem a ver o sol brilhar antes dos outros, que não o fazem. É o oceano azul defendido no livro “Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. O sol realmente nasce para todos, mas sabemos na prática que não tem brilhado para todos! Há empresários que confundem a prática do benchmarking utilizado para entender o concorrente e inovar nos negócios, com viver à sombra da concorrência e do que ela faz. É aquela sensação incômoda de que “a grama” do vizinho é mais verdinha. Para estes o sol brilhará só por um milagre!

Os princípios destes é procurar o que acham que está dando dinheiro no momento e também procurar por aqueles que passam a impressão de que ganham bem. Ora, tudo dá dinheiro. Existe mercado consumidor para todos os produtos que aí estão e muitos outros que ainda serão lançados; de balas e parafusos a aviões e submarinos, tudo dá dinheiro. É uma bobagem criar projetos com este pensamento, pois a estrutura é frágil e pode ser derrubada com facilidade, principalmente pela concorrência.

O fundamento básico para quem quer um caminho próspero para os negócios é entender que os clientes compram a cadeia de valor e não o preço somente. A cadeia de valor está intimamente ligada à experiência do consumidor com o produto e serviços oferecidos. É como comprar um carregador de celular. Todos nós queremos pagar pouco. Contudo, um bom vendedor será capaz de provar o quanto o barato sai caro, principalmente com os exemplos de milhares de casos de celulares pegando fogo por aí e até vitimando pessoas. Dado o valor agregado, a grande maioria dos consumidores perceberia de forma diferente o produto oferecido e a experiência seria outra. Estes pagariam R$ 10 a mais por um carregador mais seguro, concorda?

Para essa categoria de empresários, acredito que o sol sempre brilhará, mesmo que enfrentam percalços pelo caminho, conseguirão dar a volta por cima e prosperarão sempre. Por outro lado, aqueles que acham que o “outro lado do rio” sempre dá mais peixe e reclamam de tudo, os negócios geralmente são insustentáveis, frágeis e vivem à sombra dos outros ao invés de procurar o seu lugar ao sol, onde estão os desejos e necessidades ilimitadas do consumidor. Por isso que, apesar do sol nascer pra todos, nem todos conseguem ver o seu brilho, simplesmente porque não vão até ele.

Publicidade

Veja também