O segredo

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 08/05/2018
Horário 08:23

Ora, dizer que a missão da empresa é o lucro é óbvio demais, não acha? É como se eu dissesse agora que a minha missão de vida é respirar, ter mais e mais oxigênio. Focar nesta direção faria com que eu me incomodasse com aqueles que respiram ao meu redor. Qualquer empresa no planeta precisa do lucro, sem este ela simplesmente morre, como nós sem o oxigênio. Isto é fato! Simples assim.

No entanto, não é lucro a qualquer custo. A questão é manter a empresa forte, crescendo de forma saudável e sustentável, acumular o máximo de patrimônio no menor tempo possível é uma bobagem que precisa ser combatida, como uma doença que contamina o corpo.  Se o corpo receber oxigênio demais não saberá como mantê-lo e transformá-lo em energia e ações. Portanto para que se possa aproveitá-lo realmente é preciso de um corpo saudável, ou seja, bons pensamentos, alimentos saudáveis, atividades física, dormir bem e ter relações sociais edificantes.

É preciso tomar muito cuidado com o lucro pelo lucro, manutenção da loja, treinamento de funcionários, investimento em marketing gera custos. Com isso, a loja linda quando inaugurada e a deteriora pintura, móveis e equipamentos, fixando a aparência de decadência no ambiente. Ou ainda funcionários tratados como um fardo a ser carregado pela empresa que podem ser trocados a qualquer momento, resultando em atendimento cada vez pior e clientes cada vez mais longe da empresa.

Perceber que o bom atendimento, qualidade e preço é algo relativo é essencial para todos empresários. Portanto, enquanto para uns, bom atendimento é sair logo da loja para outros será preciso de mais atenção do isso. Por outro lado, as garantias no entorno do produto justifica preços mais altos ou baixos e atraem clientes. Isto não significa que o empresário pode aumentar o preço à revelia, não é isso!

É preciso entender que há uma balança na percepção do cliente que pesa a durabilidade do produto, retorno deste e garantias pelo preço cobrado. Em um mercado competitivo, onde a concorrência tem o mesmo produto com preços  parecidos, agregar atendimento adequado, comunicação e qualidade desejada pelo cliente pode ser os diferenciais que delineiam a empresa lucrativa ou não. Posto isso, conclui-se que aquém do lucro tem pessoas com desejos e necessidades a serem atendidos e principalmente que precisam se sentir bem durante todo o processo de atendimento, compra e experiência para voltar. Este é o segredo.

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