André Carvalho - Vista do Funchal, capital da Ilha da Madeira: entre os melhores destinos de Portugal e do mundo

Foto: André Carvalho - Vista do Funchal, capital da Ilha da Madeira: entre os melhores destinos de Portugal e do mundo

MADEIRA

O que é preciso saber para viajar a esse destino maravilhoso?

Madeira é a principal ilha do arquipélago da Madeira, uma região autônoma de Portugal frente à costa noroeste de África

  • 02/02/2020 04:11
  • DA REDAÇÃO

Um lugar surpreendente. É assim que podemos definir a Ilha da Madeira. De origem vulcânica, está localizada a cerca de 1 mil quilômetros da costa, entre os continentes da Europa e da África, característica que lhe confere cenários impressionantes, com falésias, montanhas, praias de calhau e florestas de árvores centenárias, tudo rodeado pela imensidão do Oceano Atlântico e um clima ameno todo o ano.

Considerado o melhor destino insular do mundo, o arquipélago é formado por um conjunto de ilhas que pertencem a Portugal, sendo as principais e únicas povoadas a Ilha da Madeira e Porto Santo, que somam 270 mil habitantes. Desertas e selvagens são reservas naturais desabitadas, mas abertas para visitas guiadas.

Para você não perder nenhuma experiência que o destino pode proporcionar, confira essas dicas!

Como chegar

A principal porta de entrada é o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, localizado a 20 minutos do centro de Funchal, a capital da Madeira. A pista é um show à parte e está suspensa por pilares sobre o mar, e há até uma estrada que passa por baixo dela. O voo direto a partir de Lisboa tem duração de 1h30, mas é possível chegar via outras capitais europeias.

Quando ir

O clima ameno é constante, ou seja, é primavera praticamente o ano todo. É claro que no verão os termômetros sobem um pouco mais e criam o ambiente perfeito para um banho de mar. Já no inverno, o fim de tarde exige um casaco mais quente. Para aqueles que querem se aventurar pelas montanhas, as temperaturas são muito mais baixas nas alturas, com média de 9º C.

Onde se hospedar

A Ilha da Madeira tem uma vasta oferta hoteleira, em sua maioria cinco estrelas, e que agrada aos diferentes gostos.

O que provar

A gastronomia local tem como base peixes, como o peixe espada-preto e o atum, e frutos do mar, como as lapas – um tipo de molusco local. Outro prato delicioso é a espetada, churrasco de carne bovina, sempre acompanhado de milho frito e do saboroso bolo-do-caco, servido com manteiga de alho e salsa. Para beber, uma boa poncha, feita com aguardente de cana, limão (ou laranja) e mel, ou o vinho exclusivo produzido no destino, o Madeira, fortificado, com alto teor alcoólico e mais de cinco séculos de existência.

Passeios

A capital tem ares cosmopolitas que se misturam à história e cultura local. A Zona Velha surpreende com seus variados bares e restaurantes, que ocupam os edifícios históricos com portas que são obras de arte. Para um panorama geral da cidade, o teleférico que liga o centro histórico ao Monte – a parte alta da cidade – proporciona vista espetacular para o oceano e para as montanhas durante os 20 minutos de viagem. Retorne em um divertido passeio de carro de cesto, um típico (e imperdível) transporte madeirense que proporciona muita adrenalina em uma descida de cerca de dez minutos.

Outras

informações

Moeda: assim como no restante de Portugal, a região da Madeira utiliza o euro como moeda corrente. É possível trocar dinheiro em bancos e casas de câmbio. Cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos.

Fuso horário: o arquipélago está no fuso GMT +0. A diferença de horário entre o Brasil e a Madeira varia entre três e quatro horas, dependendo do horário de verão local.

Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal. Com um carimbo no passaporte, você pode circular por até 90 dias por toda a União Europeia, e ainda é possível renovar a permissão por mais 90 dias.

Transportes: há serviços de táxi (www.aitram.pt) em quase todas as localidades. Circular de carro é muito fácil. O destino conta com uma moderna infraestrutura rodoviária, que dá acesso a praticamente todos os pontos de interesse da ilha.

Comércio tradicional: as lojas estão abertas das 9h às 13h e das 15h às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, funcionam das 9h às 13h. Alguns centros comerciais estão abertos todos os dias, das 10h às 22h (e alguns até às 23h). Os principais cartões de crédito são aceitos na maioria dos estabelecimentos comerciais, restaurantes e hotéis.

Bancos: estão abertos das 8h30 às 15h, de segunda a sexta-feira.

Gorjeta: o serviço está incluído na conta dos restaurantes, mas é habitual deixar uma gorjeta de 5 a 10% sobre o preço total da refeição.

Fumantes: assim como no Brasil, é proibido fumar em recintos públicos fechados em Portugal.

Para mais dicas de viagem sobre a Ilha da Madeira, consulte seu agente de viagens favorito.

 

Foto: André Carvalho

A natureza é exuberante, na Ilha da Madeira