O PERDE E GANHA

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 05/04/2020
Horário 03:29

Após o fim da janela partidária, na Câmara de Prudente o PTB perdeu três e ganhou um vereador; o PSDB perdeu dois, manteve dois e ganhou um; o PSD perdeu dois e ficou sem nenhum; o Cidadania perdeu o único.

QUEM É QUEM 1

Alba Lucena, José Tabosa e Elza do Gás deixaram o PTB, que ganhou Geraldo da Padaria, que era do PSD. O PSDB perdeu Izaque Silva e Mauro Neves, manteve Natanael Gonzaga e Rogério Galindo; e ganhou a Elza do Gás.

QUEM É QUEM 2

Geraldo da Padaria e Enio Perrone deixaram o PSD. O Cidadania perdeu Willian Leite. O DEM, que não tinha ninguém, ganhou Perrone e Alba. Idem o MDB com Tabosa e Leite. O Podemos obteve Mauro Neves e o Patriota conquistou Izaque Silva.

BANCADA INTACTA

O PSB manteve sua banca intacta com Adão Batista, Anderson Silva e Demerson Dias, o atual presidente. Quem passou pela atual legislatura e trocou de partido foi Wellington Bozo, que era do PSDB e foi para o MDB.

CENÁRIO ELEITORAL

Sobre busca da reeleição, o Plantão conversou com os vereadores que em praticamente sua totalidade irão fazer essa tentativa. Devem ser exceção Izaque Silva, que deverá sair candidato a prefeito pelo Patriota, e Demerson Dias a vice na coligação PSB e DEM.

BEM NA LARGADA

Quem se deu melhor em número de adesão de vereadores atuais à sua provável campanha é o ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, que conquistou dois vereadores para o DEM, tem outros dois do PSB e ainda o vice que é do mesmo partido.

JOGO DOS NÚMEROS

Considerando os números dos votos, com os quais foram eleitos, quem mais perdeu foi o PSDB: 5.387, sendo 3.791 de Izaque Silva e 1.596 de Mauro Neves. Quem mais ganhou foi o DEM: 4.918, sendo 3.467 de Enio Perrone e 1.451 de Alba.

PERDERAM E GANHARAM

As perdas dos mais de 5,3 mil votos do PSDB, com as saídas de Izaque e Neves, com a entrada de Elza do Gás amenizou a perda para 4,1 mil votos. O PTB perdeu 3,7 mil votos com a saída de vereadores, mas a chegada de Geraldo reduziu para 2,3 mil.

OS MAIS VOTADOS

Izaque Silva e Enio Perrone foram os mais votados na última eleição, respectivamente com 3.791 e 3.467 votos. Fato triste foi a morte do vereador Ivan Júnior (PTB) no final de 2018 e quem assumiu a vaga foi o suplente José Tabosa.

MAIORES BANCADAS

Após as mudanças das legendas, as duas maiores bancadas têm três vereadores cada: o PSDB, liderado pelo deputado estadual Mauro Bragato, e o PSB, com liderança do deputado estadual Ed Thomas.

POSSÍVEIS CENÁRIOS

Como cada eleição é única, o jogo dos números pode até parecer mera abstração, mas tem a sua importância nas várias reflexões sobre o que vem pela frente, inclusive com alguns possíveis cenários para as eleições de outubro deste ano.

ELEIÇÃO MAJORITÁRIA

Passado o período das composições mais voltadas para o Legislativo, como base importante dos que serão candidatos a prefeito; agora são iniciadas as conversações voltadas às formações de coligações da eleição majoritária.

Publicidade

Veja também