O Imparcial apresenta novo formato gráfico

Mudança nas dimensões o tornará mais moderno, portátil e dinâmico; leitor pode conferir a primeira experiência no especial de aniversário de Prudente Prudente

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/09/2019
Horário 04:29
Paulo Miguel - Leandro Nigre e Alberto Deodato falam sobre as mudanças do novo formato gráfico de O Imparcial
Paulo Miguel - Leandro Nigre e Alberto Deodato falam sobre as mudanças do novo formato gráfico de O Imparcial

Nas próximas semanas, O Imparcial estará de cara nova! Praticidade, modernidade e interatividade são características que representam o novo formato do diário que, há 80 anos, leva informações a diversos municípios da região de Presidente Prudente. Em breve, o jornal deixará de circular no atual formato standard, e passará a ser distribuído no berliner. A primeira experiência ao leitor ocorre nesta edição por meio do caderno especial comemorativo aos 102 anos de Prudente.

“É uma versão menor, empregada na Europa, Estados Unidos e, no Brasil, foi usado com pioneirismo no sul do país”, explica o gerente de Marketing, Alberto Deodato. A mudança evidente desse formato é em relação ao seu tamanho, o que trará diversos benefícios. “Nas dimensões que adotaremos, é um jornal cerca de 30% menor do que o atual, standard. Com isso, ele se torna mais moderno, portátil, dinâmico”, afirma. “Melhor para a produção de um conteúdo mais contemporâneo, para o manuseio pelo leitor, para a resposta à publicidade”, considera o gerente.

Além da praticidade, a nova versão aposta na utilização de mais gráficos, imagens e tópicos. “Estamos nos adaptando para produzir informações com um volume mais atual. Nossa notícia será mais objetiva e, pelo nível de recursos gráficos, mais abrangente. O volume de matérias será o mesmo, bem como seções, artigos e colunas”, explica Alberto.

Conteúdo jornalístico

Apesar das mudanças, o jornalismo regional continua como foco do jornal, o que possibilita proximidade com a comunidade. “Além de trazer ao leitor os retratos da realidade, a seriedade do jornalismo investigativo, queremos retratar os bons exemplos que inspiram”, afirma o editor-executivo Leandro Nigre.

Além do redesenho gráfico e moderna portabilidade no formato, a escrita ganha novas formas, com linguagem direta, criativa, sintetizada, porém, com a garantia da informação verídica, aprofundada, característica do jornalismo impresso.

Os textos e títulos, mais concisos, com nova tipologia, permitem a leitura prazerosa, dinâmica e ágil, mantendo seu compromisso com a qualidade do conteúdo e credibilidade que só um veículo de 80 anos de história é capaz de garantir. “Estas oito décadas nos motivam a continuar jovem, atual e atrativo aos nossos leitores e parceiros”, comenta Leandro.

Os elementos gráficos, desenhados em conjunto com a equipe de Redação, trazem dinamismo à apresentação da notícia, explorando infográficos, ilustrações e imagens. Todo trabalho neste novo projeto foi desenvolvido internamente, o que garante a preservação da identidade da marca.

Leandro explica que as reportagens especiais e de interesse coletivo, da mesma forma, seguem exploradas em nossas páginas, para garantir ao leitor o panorama regional. Todo conteúdo, de acordo com ele, segue uma editoração, de forma a facilitar ao leitor a identificação pelo leitor: opinião, cidades, variedades, esportes e nacional. Também, diariamente, a seção de classificados, e aos domingos, turismo.

O jornalista salienta a importância da produção multimídia. “A notícia factual segue com sua visibilidade na internet, em nosso site e redes sociais. No impresso, protagoniza-se o que leitor ainda não leu ou ouviu no dia anterior”, afirma.

E para que os leitores estejam cada vez mais próximos do fazer jornalístico, O Imparcial possui canais de comunicação, como o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. “São formas de acolher as demandas de seu público nestas redes, bem como as que chegam por meio de email, telefone e Whatsapp”, explica o editor-chefe.  

Publicidade

Veja também