Weverson Nascimento - Reação de vendas de carros novos em dezembro, no comparativo, foi de 5,11%

Foto: Weverson Nascimento - Reação de vendas de carros novos em dezembro, no comparativo, foi de 5,11%

SETOR AUTOMOTIVO

Novos emplacamentos em Prudente

De acordo com dados da Fenabrave, em 2019, 5.558 veículos zero km foram emplacados na maior cidade regional

  • 25/01/2020 06:33
  • GABRIEL BUOSI - Da Redação

Em um comparativo entre os anos de 2018 e 2019, é possível perceber, conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que a quantidade de veículos novos emplacados em Presidente Prudente teve um leve recuo de 4,04% ao passarem de 5.792 para 5.558 emplacamentos ao longo dos 12 meses de cada período analisado. Na contramão, e como uma forma de reação no setor no fim do ano, se analisados apenas os meses de dezembro dos dois anos, o valor encontrado em emplacamentos é positivo, já que houve um crescimento de 5,11% ao passarem de 489 para 514 novos veículos emplacados.

O analista de marketing da V.Muchiutt, Flávio Lacasa, comenta que 2019 foi um ano que trouxe otimismo para o setor, principalmente pela liberação de financiamentos, mesmo com picos em vendas durante o ano, mas que possibilitaram a reação na venda de veículos novos. “O ano de 2018 foi marcado pelas baixas no setor, mas que foram contornadas posteriormente com a chegada de 2019, principalmente no fim do ano. A retomada, mesmo com certos declínios, foi melhor do que as nossas prospecções”.

Flávio lembra que as expectativas para este ano são as melhores dos que os últimos dois anos, visto que os bancos responsáveis por viabilizar os financiamentos estão com sistemas e estratégias que possibilitam cada vez mais a oportunidade do carro novo. 

Na Liane Veículos, por sua vez, conforme o gerente de carros novos, Paulo Jordão Amorieli, o ano de 2019 foi muito positivo, já que a empresa conseguiu fazer a passagem de ano com um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2018. “Isso mostra que o país está numa crescente e que a marca, devido a muitos lançamentos ou condições especiais, acertou na estratégia”, aponta. Para 2020, as expectativas são ainda melhores, sendo que o crescimento esperado nas vendas é o mesmo, ou maior, que o conquistado no ano passado.