Novo espaço em Prudente possibilita conexão entre áreas profissionais

Local, na Fundação Inova, tem capacidade para receber simultaneamente 200 pessoas para o compartilhamento de ideias

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 16/10/2018
Horário 05:34
Marcio Oliveira - Coworking conta com incubadora de ideias, acelerador de startup e espaços coletivos
Marcio Oliveira - Coworking conta com incubadora de ideias, acelerador de startup e espaços coletivos

Os apaixonados por tecnologia e inovação, a partir de hoje, podem usufruir de um novo espaço destinado ao cooperativismo e troca de informações. Denominado de coworking, o ambiente está localizado na Fundação Inova Prudente, que contou no fim da tarde de ontem com sua inauguração oficial. Segundo o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Marcus Alessi, a iniciativa marca o início das atividades do “maior coworking municipal de tecnologia do Brasil”, que deve proporcionar a conexão entre as mais diversas áreas. “O uso é livre e a capacidade simultânea é de 200 pessoas”, salienta. Já para o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), a ideia representa o início de uma nova fase para a administração. “Presidente Prudente, a partir de agora, vai se posicionar de forma melhor no cenário da inovação e tecnologia em todo o país e este é um caminho que queremos trilhar”.

Conforme o titular da Setec, a Fundação Inova Prudente, oficialmente inaugurada, se caracteriza por um espaço de inovação e empreendedorismo, destinado às pessoas que querem se conectar e encontrar no ambiente uma oportunidade de articulação. “Já contamos, por exemplo, com mais de 300 universitários na modalidade à distância da Univesp [Universidade Virtual do Estado de São Paulo], e 2 mil crianças do município participando pelo projeto Inova Kids”. Ainda segundo Alessi, a maior parte das atividades, como os eventos e cursos, é gratuita, sendo que basta a inscrição para o evento de interesse para garantir a participação.

Já sobre o ambiente preparado para o coworking, com aproximadamente 2 mil metros quadrados, o titular da Setec diz que contará, por exemplo, com uma incubadora de ideias, acelerador de startup, sala de reuniões, laboratórios e espaços para trabalhos coletivos. “É um local tradicionalmente de compartilhamento de recursos, como o de infraestruturas. É aqui que, por exemplo, um designer precisará de um cientista de dados, que precisará de um jornalista, que poderá contar com outra profissão. Isso proporciona uma conexão muito grande”.

Já o prefeito, por sua vez, ressalta que a inauguração e o novo espaço representam um marco na história de Prudente, já que o município optou por redirecionar a economia local e investir em algo novo. “O município está fazendo o seu papel de incentivador dessa nova economia e as possibilidades que surgirão a partir de agora devem posicionar a cidade muito melhor no cenário da inovação e tecnologia. Queremos segurar nossos profissionais aqui e criar um ambiente de estímulo para a geração de empregos”, afirma.

Após o evento, estava prevista para ocorrer a assinatura do protocolo de intenções por parte da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), o que, segundo o vice-diretor, Aldo Eloizo Job, pode trazer uma parceria de sucesso. “Temos a honra de trazer essa carta de intenções, em que vamos propor a interação entre a Fundação Inova Prudente e a universidade, quando os alunos poderão usufruir dos equipamentos de ambas, com o único objetivo de desenvolver tecnologias. É uma parceria que tem tudo a ver”, expõe.

SAIBA MAIS

A Fundação Inova Prudente realiza desde ontem e segue, até o dia 20 de outubro, a primeira edição da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento. Conforme a Prefeitura, entre as palestras, encontros e workshops, terá a 1ª Mostra Inova Kids de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Desta forma, entre os dias 15 e 19, das 8h às 22h, será possível observar alguns trabalhos realizados pelas crianças do 1º ao 5º ano que frequentam as oficinas de Lego, Robótica, Realidade Virtual, Artes e Química”. A semana, no entanto, vai além das atividades às crianças, como cursos, palestras e workshops aos interessados. O site para inscrições e mais informações é o www.inovaprudente.com.br/semana.

Publicidade

Veja também