Nova Jerusalém evangeliza em novo projeto: “Casa de Paz”

Iniciativa da igreja tem como objetivo ajudar pessoas menos favorecidas a terem um lar mais digno, com um pouco mais de conforto

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 22/07/2018
Horário 04:45
Cedida
Cedida

Evangelizar: missão de pessoas que se encarregam de espalhar a Palavra de Deus na sociedade. Esse é o objetivo do projeto da igreja evangélica Segunda Nova Jerusalém intitulado “Casa de Paz”, levar os ensinamentos bíblicos, divididos em duplas, com seus membros visitando durante sete semanas, todas as quartas-feiras, uma família carente. Itamar Xavier de Camargo, idealizador desta ideia, e o pastor Eraldo Afaro, uma dessas duplas, inspirados pela iniciativa realizaram a primeira edição com algo a mais: um “Mutirão Casa de Paz”, no Jardim Cremonesi, há alguns dias.

Segundo Itamar, como o próprio nome já diz, o foco principal da ação é levar paz aos lares prudentinos, porém, quando ele e o pastor chegaram à residência de Maria Aparecida Caetano da Silva, 42 anos, conhecida como Cida, perceberam que aquela senhora necessitava também de ajuda material.

“Durante as visitas tentamos atender à necessidades básicas como cestas básicas, pagar contas domésticas atrasadas, e nessa família constatamos a falta de renda, mensalidade da casa atrasada há dois anos. Eles ganharam o imóvel, mas não tinham condições de mantê-la, o encanamento estava quebrado, a pia da cozinha quebrada, água e luz estavam quase para cortar não tinham acesso a cultura, nada”, lembra Itamar.

Com isso, o grupo iniciou um processo de arrecadação de móveis até a reforma da casa durante todo um sábado (7), que contou com aproximadamente 20 voluntários. Um responsável pela pintura, outro pelo encanamento, e entre uma tarefa e outra, as melhorias foram sendo feitas.

“Também fizemos a calçada e criamos um ponto de leitura dentro da casa, com livros, para dar acesso à literatura e cultura para a família, esperamos que eles leiam mais. Que vivam melhor”, deseja Itamar que é educador infantil.

Cedida - Casa ganhou um ponto de leitura com livros, para dar acesso à literatura e cultura para a família

Resultados de paz

Ex-moradora da Casa de Passagem, Cida, que vive com três filhos e dois netos, conta que a iniciativa foi mais que a concretização de um sonho. “Sempre sonhei em reformar minha casa, cimentar o quintal. Estou muito feliz, agradeço a Deus e aos que ajudaram por isso. Me senti cuidada, amparada aoreceber a palavra de Deus é essencial para tudo. Se com Deus já está um pouco difícil imagina sem Ele. Pode tardar mas Deus não falha”, frisa.

Manoel Messias Freitas da Silva é membro da igreja há seis anos e foi convidado por Itamar para ser um dos voluntários do mutirão. Para ele, a iniciativa é uma forma de dignificar o trabalho em equipe. “Foi gratificante, acabou me motivando e o que mais chamou minha atenção foi a felicidade deles ao verem nossa dedicação. Não esperava tanto reconhecimento”, se alegra.

Isso faz com que Itamar sinta que sua missão foi cumprida, já que para ele a principal razão da reforma era trazer dignidade e proporcionar melhor qualidade de vida para esses cidadãos. “Acredito que a pessoa morando bem e com dignidade ela se valoriza mais, melhora autoestima”, salienta Itamar.

Sobre os resultados colhidos por esta atitude, ele destaca como “evidentes e emocionantes” no semblante de cada envolvido. “Você vê nos olhos brilhantes das pessoas que elas estão melhores, mais felizes, faz com que se sintam notados e importantes. E nós também”, pontua.

Cedida - Cida se mostrou feliz, agradeceu a Deus por seu sonho realizado

Relevância social

De acordo com Itamar, é importante que a sociedade se conscientize da importância da empatia e de cuidar do próximo. “Nem tudo cabe ao poder público, cada um precisa fazer sua parte para melhorar o convívio social. Quando fazemos isso melhoramos a vida das pessoas, mesmo que uma pequena parte”, explana.

Além disso, ele acredita que tudo que é feito pelos outros de alguma forma retorna para nós mesmos. Outro fator de extrema importância destacado pelo idealizador é a promoção de acesso a bens culturais e dignificação.

“Eu acredito que se eu tivesse tido esse contato com cultura, essa base com a leitura, não teria percorrido alguns caminhos que percorri. Então espero ajudar as pessoas com isso”, enfatiza.

Itamar menciona que a igreja pretende levar o projeto em frente no próximo semestre para atender novas famílias e levar a palavra de Deus para mais pessoas.

SAIBA MAIS

Como ser voluntário?

Para os interessados em se tornar um voluntário nos edições mutirões basta entrar em contato pelo número (18) 99812-0369.

Cedida - A primeira edição do mutirão contou com cerca de 20 voluntários

 

Publicidade

Veja também