Nota de Pesar | Falecimento do jornalista Alberto Dines

23/05/2018 09:48:33

Faleceu ontem, aos 86 anos, Alberto Dines, um dos mais respeitados e críticos jornalistas brasileiros. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de uma pneumonia. A APJ (Associação Paulista de Jornais) lamenta profundamente a morte do jornalista, ocorrida na capital paulista. O mestre Dines, como toda uma geração o reverenciou, é com certeza uma referência do jornalismo brasileiro, pela sua grandiosa contribuição ao papel da crítica na imprensa e mídia.

Um dos profissionais mais respeitados do jornalismo brasileiro, Dines iniciou carreira em 1952. Nos anos 1960, foi responsável por liderar inovações de conteúdo e forma com conceitos que foram assimilados mais tarde pela imprensa brasileira de modo geral. Dinâmico e combativo, enfrentou a censura e, mais recentemente, fez do Observatório de Imprensa a sua trincheira de reflexão sobre os fatos mais marcantes do jornalismo brasileiro.

Com muita capacidade de análise, com seu crivo aguçado, sempre soube dosar os princípios éticos dos colegas editores e repórteres com o interesse dos leitores. Seu legado, neste momento da vida do país, embasa os pressupostos de uma imprensa livre e pluralista indispensável ao vigor democrático.

Associação Paulista de Jornais

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste