Nordeste é destino mais procurado em agências

Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) são alguns dos locais de destaque; alta temporada vai de setembro até o carnaval

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 05/01/2019
Horário 06:29
Marcio Oliveira - Na Vencestur, a procura por pacotes é maior do réveillon ao carnaval
Marcio Oliveira - Na Vencestur, a procura por pacotes é maior do réveillon ao carnaval

Quando as férias chegam, há quem reserve esse tempo para viajar e passar um tempo com a família e amigos. Seja para descansar, aproveitar praias ou se divertir, em Presidente Prudente, a principal procura para fazer uma vigem ainda é o nordeste brasileiro. E para as agências, de setembro até o carnaval, essa é a “época de ganhar dinheiro”, uma vez que se trata do período mais propício para buscas e, consequentemente, vendas.

Na Cacilda Tur, por exemplo, a funcionária Fernanda Valéria da Silva cita um aumento de 30% nas vendas nesta época do ano. “A procura começa no início de setembro e, já pensando no carnaval de 2019, até março. Então, esse é o melhor momento para as agências de viagens ganharem dinheiro”, completa. No entanto, ela ressalta que, quem deixa para decidir a viagem para a última hora, geralmente paga bem mais caro.

Valor que pode chegar até 50% a mais do que comprado antecipadamente, ainda de acordo com Fernanda. Sendo assim, a dica é sempre se planejar e escolher um pacote que mais agrada, possibilitando um pagamento parcelado antes mesmo da ida. Mas sendo adiantado ou em cima da hora, ela confirma que o nordeste brasileiro sempre é o destino mais pedido. “Porto Seguro, Salvador [ambos na Bahia] e Maceió [AL] é o que mais sai. Porém, vai ser de acordo com o gosto da pessoa, pensando na motivação da viagem: curtir, descansar, passar momento em família”, detalha Fernanda.

O mesmo critério também é percebido pela Vencestur Viagens & Turismo, na hora de elencar o nordeste como a escolha sempre em alta. Marcos Antônio Carvalho Lucas, proprietário, pontua ainda que, não muito diferente da Cacilda Tur, o “aquecimento” na procura vai do réveillon ao carnaval. “É um período que favorece a procura por pacotes. Maceió e Porto Seguro, que têm voos diretos, acabam sendo uma boa pedida”, sinaliza.

Mas, ao analisar o período, Marcos não deixa de ressaltar ainda que houve uma queda na busca por pacotes de viagens, até mesmo por conta da crise financeira dos últimos anos. “A gente pode notar uma diminuição, que ficou bem clara no período dificultoso. O ano foi mais sossegado, mas para 2019 temos boas expectativas”, complemente ele, que também lembra da necessidade de uma olhar mais técnico para o setor do turismo, já que movimenta “bastante a economia do país”.

Publicidade

Veja também