Nomes religiosos de cidades influenciam moradores

Conforme mapeamento da CNM, região tem 3 municípios que se encaixam na pesquisa: Santa Mercedes, Santo Anastácio e Santo Expedito

REGIÃO - IZABELLY FERNANDES

Data 15/07/2018
Horário 04:02
Arquivo - Cidade foi povoada por nordestinos, que trouxeram a imagem do santo Expedito para a região
Arquivo - Cidade foi povoada por nordestinos, que trouxeram a imagem do santo Expedito para a região

De acordo com mapeamento feito pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), o Estado de São Paulo é o segundo maior com nomenclatura religiosa para municípios, com um percentual de 10, 2%. Da região de Presidente Prudente, três cidades se encaixam nesta pesquisa: Santa Mercedes, Santo Anastácio e Santo Expedito. Por trás da escolha destes nomes, existem muitas curiosidades e histórias que influenciam os moradores até hoje.

Segundo o sociólogo, Wilson de Luces Fortes Machado, a escolha dos nomes das cidades com referência religiosa está relacionada à ligação da Igreja com o Estado no final do século 19. “Apesar do Estado ser laico, na nossa cultura, a religiosidade está muito ligada às questões sociais”, explica. E acrescenta que o fato das cidades terem nomes religiosos influencia na relação dos munícipes com a Igreja. “As cidades começam com poucas famílias que acabam se dedicando aos santos. Com isso, o município vai crescendo com essa influência. Principalmente no interior, a cultura católica é muito forte”, afirma.

Santa Mercedes

Segundo o livro “A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas”, a cidade de Santa Mercedes foi fundada por Alípio Bedaqui e Aquiles Neves, que criaram a empresa imobiliária Maripã Ltda, responsável pelo loteamento dos terrenos do povoado. No início, o município ia se chamar Maripã, mas resolveu-se fazer uma homenagem à esposa de Alípio, que se chamava Mercedes, e como o local ainda não possuía padroeira, optou-se por Nossa Senhora das Mercês.

Um dos títulos da Virgem Maria, Nossa Senhora das Mercês surgiu no século 12, na Espanha, quando São Pedro Nolasco, São Raimundo do Peñafort e o Rei Dom Jaime I tiveram o mesmo sonho com uma revelação de Maria. Segundo o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, José Afonso Maniscalco, no sonho houve um pedido para fundar uma ordem religiosa para libertar cristãos escravizados pelos muçulmanos. “Eles atenderam ao pedido de Maria. Usavam os próprios bens e muitas vezes a própria vida para resgatar os prisioneiros”, explica.

De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade conta com uma população de 2.945 pessoas. Ainda conforme o instituto, o município possui 1.607 cidadãos que seguem a denominação católica apostólica romana.

Santo Anastácio

O município se iniciou com a Estrada de Ferro Sorocabana. Com determinação episcopal, acabou sendo escolhido para padroeiro e nomeação municipal, o mártir Santo Anastácio.

Foi canonizado pela Igreja após ser morto na Pérsia, em 22 de janeiro de 628 d.C. Segundo o paroquiano da Paróquia de Santo Anastácio, Lázaro da Silva, 79 anos, no início da vida, Anastácio foi considerado um feiticeiro, porém, ao se converter ao cristianismo, sofreu forte perseguição. “Ele tinha a seguinte frase como resposta às opressões: ‘Sou cristão e como cristão quero morrer’”, afirma.

Ainda de acordo com Lázaro, o mártir foi torturado e decapitado, porém, quando o corpo foi jogado aos cães, estes não avançaram sobre ele, em respeito a sua santidade. “Na cidade, Santo Anastácio é sempre muito bem festejada com as procissões. Temos muitos devotos a ele”, declara.

Atualmente, a cidade conta com 21.030 moradores. Dentre eles, de acordo com o censo do IBGE, a população católica apostólica romana está contabilizada em 15.079 pessoas.

Santo Expedito

Foi povoado por muitos nordestinos, que levaram a imagem do santo e o definiram como padroeiro do vilarejo.

De acordo com o pároco do Santuário de Santo Expedito, Umberto Laércio Bastos de Souza, santo Expedito foi decapitado em 303 d.C., na Armênia. “Ele foi martirizado, pois preferiu ficar com Cristo ao invés do império”, expõe. Conforme o padre, Expedito era um soldado romano que defendia o império e não aceitava o cristianismo, pois achava que se tratava de uma seita. Quando se converteu, um espírito mal em forma de corvo lhe apareceu, falando que não tivesse pressa e mudasse de vida outro dia. Porém, Expedito afirmava que ia “mudar de vida hoje e não deixaria para amanhã”. Por isso, é considerado o santo das causas urgentes, tendo como principais devotos os desempregados e enfermos.

Segundo o IBGE, Santo Expedito possui 3.057 habitantes e sua população católica apostólica romana é de 2.111 pessoas. A cidade possui um santuário em devoção ao santo, que acolhe fiéis de todo o Brasil.

 

SAIBA MAIS

 

Santa Mercedes

Adjetivo pátrio: mercedense

Denominação promocional: Cidade da Amizade

Data de emancipação: 30/12/1953

 

Santo Anastácio

Adjetivo pátrio: anastaciano

Data de emancipação: 19/11/1925

 

Santo Expedito

Adjetivo pátrio: expeditense

Denominação promocional: Cidade Simpatia

Data de emancipação: 18/02/1959

 

 

Publicidade

Veja também