NOBRES VEREADORES

Homéro Ferreira

Em prática de reportagem, o Plantão ouviu os 13 vereadores prudentinos. Foram cinco perguntas: se é candidato à reeleição? Se permanece na sigla? Sua posição em relação à gestão atual? Qual seu candidato a prefeito? E qual sua principal realização em 2019?

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 31/12/2019
Horário 05:18

ESTADO DAS COISAS

Somente dois se manifestaram indefinidos quanto à busca pela reeleição: Alba Lucena, por um pedido familiar para ter mais tempo com filhas, genros e os netos; e Adão Batista, que foi lacônico nas repostas, dizendo estar tudo em aberto.

 

SOCIEDADE ESPARTANA

O termo lacônico vem da sociedade espartana na região da Lacônia, de gente de poucas palavras. Das cinco questões, Batista disse que a única coisa que está certa é continuar trabalhando no PSB.

 

DISPOSTOS AO PLEITO

Dos 11 vereadores que se declaram dispostos a exporem, novamente, o seus nomes à avaliação popular, dez pretendem se manter na Câmara Municipal, mas esse número pode ser reduzido caso um deles saia candidato a vice-prefeito.

 

PÉS EM DUAS CANOAS

Quem está entre tentar manter-se no legislativo ou fazer parte do executivo é o presidente Demerson Dias. Fincar os dois pés numa só dessas “canoas” depende do seu partido, o PSB, liderado pelo deputado estadual Ed Thomas.

 

NO NINHO OU FORA

Izaque Silva é pré-candidato a prefeito, mas vive o impasse do seu partido abraçar a reeleição de Nelson Roberto Bugalho, recém filiado ao PSDB por articulação do deputado Mauro Bragato. Mas Izaque pretende ser candidato no ninho tucano ou fora dele.

 

DANÇAS DE SIGLAS

Sobre a permanência no partido em que está ou a troca de sigla, pelo menos cinco vereadores entrarão na dança quanto estiver aberta a janela partidária de 2020, que ocorrerá de 5 de março a 3 de abril.

 

PRÓXIMOS CAPÍTULOS

A exceção de Batista, que optou por ser direto e reto, as respostas colhidas junto aos demais vereadores serão transformadas em notas jornalísticas para publicação aqui pelo Plantão nas próximas edições de O Imparcial.

 

PRÉVIA ELEITORAL

Sobre a prévia eleitoral da OT Pesquisas, o ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (DEM), apareceu em 1º lugar com 28% das intenções de votos e foi ouvido pelo Plantão. Disse se sentir muito feliz com o resultado e que é muito grato aos prudentinos.

 

NÚMEROS POSITIVOS

Em 2º lugar, com 25%, Fábio Sato (MDB) disse que os números são positivos e parecidos com as eleições municipais de 2016, quando obteve 28% dos votos válidos e o atual prefeito Nelson Bugalho ficou com 29%.

 

OUTROS NÚMEROS

Sato avalia como informação importante o fato de que em 2020 será uma eleição sem a presença do professor Agripino Lima (1931-2018), que obteve 26% dos votos válidos em 2016. Para ele, a eleição sem Agripino faz diferença.

 

MAIS TRANQUILIDADE

Bragato também acha que faz diferença não só nos números, mas pelo “temperamento abusivo, apesar da liderança forte”. Para o deputado, Agripino criava instabilidade. Sendo assim, tem a visão de que será uma eleição mais tranquila.

Publicidade

Veja também