Preparação profissional

No mês de março, Biblioteca Municipal de PP vai sediar capacitações do SisEB

Mais uma vez a cidade é uma das selecionadas; inscrições para a oficina serão abertas dia 26 de fevereiro, no site http://siseb.sp.gov.br/agenda/

OSLAINE SILVA - Da Redação • 23/02/2018 12:53:54

Foto: José Reis, A cada ano a frequência na biblioteca de PP vem aumentando, conquistando mais adeptos

Mais uma vez, dentre as 75 inscrições recebidas e avaliadas, neste ano, considerando os critérios de seleção previstos no edital publicado em 17 de janeiro, a Biblioteca Municipal Doutor Abelardo de Cerqueira César, localizada no complexo do Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, é uma das 18 repartições públicas municipais selecionadas para sediar as capacitações presenciais do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). As inscrições para a oficina que ocorrerá em 20 de março serão abertas dia 26 de fevereiro, no site http://siseb.sp.gov.br/agenda/.

Conforme o bibliotecário da unidade, Murilo Tomiazi Misael, essa seleção é muito importante porque além de capacitar os funcionários locais, prepara profissionais de toda a região sem custo nenhum.

“Participamos de um edital pelo qual concorremos com mais 74 municípios, e de acordo com o formulário, preenchemos alguns pré-requisitos como espaço funcional, trabalhos anteriores da biblioteca, como recebeu a capacitação em outros anos. Para nós é motivo de orgulho, mais uma vez, receber técnicos do SisEB orientando, ensinando de que forma podemos enriquecer nossos trabalhos de fomento a leitura”, expõe Murilo.

Além de Presidente Prudente forma selecionadas as cidades de: Araraquara, Birigui, Franca, Garça, Itapetininga, Jundiaí, Lençóis Paulista, Limeira, Marília, Rio Claro, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba e Votuporanga.

“A atividade pode sim ser aberta ao público em geral que tenha interesse, mas por ser uma oficina prática, para quem já desenvolve trabalhos voltados à leitura, o público alvo é focado nos profissionais de biblioteca, salas de leitura, organismos de incentivo à leitura e escritores independentes. Já entramos em contato com alguns e estaremos buscando outros escritores da cidade, participantes do Café Poético, da APE [Associação Prudentina de Escritores] para a atividade”, adianta o bibliotecário.

Segundo Murilo, a cada ano a frequência na biblioteca vem aumentando, conquistando mais adeptos. “Os trabalhos de divulgação, redes sociais, o próprio Salão do Livro que vem com um novo formato nesse ano [nos próximos dias o conceito do projeto estará sendo divulgado], enfim, tudo isso tem fomentado essa busca pelos livros, pela leitura, pela literatura”, alegra-se o bibliotecário.

 

SisEB

De acordo com o site oficial do SisEB: além de promover ações de capacitação profissional e de estímulo à programação cultural e à melhoria de serviços em bibliotecas, o sistema tem procurado estreitar o relacionamento com gestores municipais das áreas da Cultura e Educação. Essa abertura tem encontrado ampla receptividade e a participação de muita gente entusiasmada com o que faz em suas cidades.

Nos últimos anos, as bibliotecas paulistas vêm se revelando mais ativas, diversificadas, preparadas e engajadas nas propostas de mudança que o nosso tempo exige.

Ouvir, dialogar, mudar! Fazemos aqui um registro especial sobre o SisEB Itinerante, uma ação da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realizada em conjunto com a SP Leituras.

Um dos seus principais objetivos é levar ao conhecimento dos gestores municipais todos os serviços, ações e oportunidades oferecidas gratuitamente pelo SisEB para dinamizar as bibliotecas de acesso público.

Porém, o mais importante é ouvir pela voz dos gestores da administração municipal, dirigentes, bibliotecários e profissionais de bibliotecas as demandas locais para trocar experiências e encontrar em conjunto soluções criativas para atender melhor cada uma das comunidades.

 

Para nós é motivo de orgulho, mais uma, vez receber técnicos do SisEB orientando, ensinando de que forma podemos enriquecer nossos trabalhos de fomento a leitura”

Murilo Tomiazi Misael,

bibliotecário

 

Serviço

Oficina – “Fab Lab: Como Fazer Livros Artesanais”

Facilitadores: Albino Ribas, Célia Andrade e Maraléia Menezes

Data e horário: 20 de março, das 9h às 16h

Vagas: 20

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste