Neurocirurgião orienta sobre cuidados com a memória

Traumas cranianos, histórico familiar e estresse são algumas das causas que podem comprometer esse aspecto cognitivo

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 22/07/2018
Horário 05:41
Marcio Oliveira - Bruno diz que ábaco treina a atenção e melhora a memória
Marcio Oliveira - Bruno diz que ábaco treina a atenção e melhora a memória

O nosso cérebro funciona como um grande arquivo de informações. Por isso, ele armazena memórias e dados a todo o momento. Os neurônios são responsáveis por captar, transmitir e armazenar os conhecimentos obtidos do decorrer dos dias. Por isso, é importante que eles sejam protegidos, já que a memória e raciocínios dependem deles. De acordo o neurocirurgião de Presidente Prudente, Carlos Antônio Scardovelli, 52 anos, fatores como idade, traumas cranianos, dificuldades no sono, histórico familiar, estresse e uso de alguns medicamentos para o tratamento da depressão, podem comprometer a memória.

“Estudantes que passam a noite estudando cometem um grande erro, pois é durante o sono que a memória se fixa”, explica o médico. Segundo o especialista, as principais doenças relacionadas à perda de memória são as demências de origem vascular, que estão relacionadas aos derrames cerebrais; demências de Pick, que estão ligadas à atrofia frontotemporal, que consiste em alterações de comportamento e memória; o Alzheimer; além de quadros depressivos e de ansiedade, que podem comprometer principalmente os aspectos cognitivos dos jovens.

Em relação à velhice, o neurocirurgião adverte que, com o avanço da idade, há uma perda de informações devido à eliminação de alguns neurônios. “Quando isso começa a gerar transtornos e mudanças de vida e de comportamento, é sinal que algo mais grave está acontecendo”, alerta o neurocirurgião.

Ginástica para o cérebro

Em Prudente, existe uma escola de ginástica para o cérebro, chamada Supera. O instituto trabalha com a preservação da memória, com um método próprio, ampliando o interesse, a capacidade de absorção e retenção de conteúdo em todas as áreas do conhecimento. Todas as pessoas a partir de seis anos podem participar.

De acordo com o especialista em ginástica para o cérebro e educador do Supera, Bruno Saia, 35 anos, o instituto possui estratégias de repetição, associação, categorização e elaboração de narrativa, para desenvolver habilidades cognitivas e de observação atenta. “As principais ferramentas que utilizamos, são: quebra-cabeça; ábaco, que serve para treinar a atenção e, consequentemente, melhora a memória; e jogos como o da cachola e tesouro do dragão”, declara.

SAIBA MAIS

De acordo com o neurocirurgião Carlos Antônio Scardovelli, devemos seguir algumas orientações para a prevenção da memória:

- Alimentação saudável;

- Sono adequado;

- Atividade física;

- Estudo e leitura;

- Jogos de tabuleiro;

- Prevenções, para quem possui histórico de Alzheimer na família.

Publicidade

Veja também