Nenhuma desculpa justifica deixar a saúde em segundo plano

EDITORIAL - Da Redação

Data 17/11/2018
Horário 04:12

Por mais privilegiado que alguém seja na vida, há certas coisas que somente a própria pessoa pode fazer por ela mesma. Cuidar da saúde, controlando a alimentação, praticando exercícios físicos e deixando hábitos nocivos de lado, com certeza é uma delas. Afinal, ninguém pode se alimentar por você, se exercitar por você, nem tão pouco parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas em excesso por você. Tudo isso depende de força de vontade e determinação própria, talvez, por isso, tantas pessoas se deparem com tamanha dificuldade quando o assunto é manter a saúde em dia.

Quase que diariamente este diário aborda assuntos relacionados à saúde, com orientações de especialistas, informações sobre eventos, palestras, disponibilização de exames preventivos gratuitos. Recentemente, os leitores tiveram acesso a notícias locais e regionais sobre as campanhas Outubro Rosa, Novembro Azul, câncer bucal, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, entre tantas outras. Em comum, todas mostram que os hábitos de vida são decisivos, ou seja, é possível se afastar de doenças ao manter o organismo em equilíbrio.

Na correria intensa do dia a dia, é comum nos depararmos com pessoas que deixam a saúde em último plano, como se tudo fosse mais importante do que ela. Fato é que somente quando estamos doentes, lembramos que nada somos se não estamos bem – fisicamente e mentalmente. Portanto, cuidar da saúde deve ser prioridade. Falar que não tem tempo para se dedicar a si próprio, que não consegue manter uma rotina de atividades físicas, que não faz uma refeição balanceada porque precisa se alimentar com pressa, tudo isso é reflexo de falta de organização e planejamento. Basta olhar para o lado para perceber que a maioria possui um cotidiano atribulado, repleto de afazeres. E quem realmente quer, consegue priorizar aquilo que realmente tem importância, deixando as desculpas e a preguiça de lado.

Publicidade

Veja também