NATAL Comemore com Leveza

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 13/12/2017
Horário 12:46

As tradicionais receitas de Natal e Ano Novo também podem ser transformadas em pratos light, como estes. Deliciosos, bonitos e práticos, eles vão deixar sua ceia super elegante e com poucas calorias. Não vai faltar sabor e requinte na sua ceia.

E o melhor de tudo: a sua dieta vai estar garantida. Preparadas com carnes magras e o mínimo de gordura, estas receitas chegam a ter a metade das calorias.

 

Chester com Uvas

Jornal O Imparcial

Ingredientes: 1 ½ quilo de chester (coxa e sobrecoxa), 1 cebola ralada, 1 dente de alho amassado, 1 xícara (chá) de suco de laranja, 1 lata de guaraná diet, 1 folha de louro, orégano fresco, ½ xícara (chá) de caldo de galinha, 25 uvas sem sementes cortadas ao meio, 1 colher (sopa) de salsa picada, sal a gosto.

Prepare o chester: Tempere o chester com o sal, a cebola, o alho e o caldo de galinha. Junte a laranja, o guaraná, o louro e o orégano. Deixe descansar por duas horas. Leve para assar numa assadeira com ½ xícara (chá) de caldo do tempero. Vá regando com o restante do caldo até o chester ficar macio e dourado. Peneire o caldo que ficou na assadeira, coloque numa panela e junte as uvas. Deixe ferver por cinco minutos. Adicione a salsa. Fatie o chester, regue com o molho e coloque as uvas ao redor.

Rende 10 porções de 189 calorias/cada.

 

Peru ao Molho de Manga

Ingredientes: Para o peru: 1 peru de 3 kg. , sal e manjericão a gosto, 1 dente de alho amassado, 1 colher (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de cebola ralada. Tempere o peru com o sal amassado com o manjericão, o alho, o azeite e a cebola. Leve para assar envolto em papel alumínio.

Para o molho de manga: suco de 2 laranjas, 1/3 xícara (chá) de vinagre, 1 xícara (chá) de água, 1 lata de guaraná diet, 1 manga sem casca. Bata os ingredientes no liquidificador. Retire o alumínio do peru e vá regando com o molho de manga até dourar.

Para a guarnição de cebola: 6 cebolas em gomos, 1 colher (sopa) de margarina light, 2 colheres (sopa) de mostarda, sal a gosto. Coloque a cebola numa frigideira com a margarina e leve ao fogo até murchar. Depois, junte a mostarda. Deixe aquecer e desligue.

Montagem: Coloque o peru no prato de servir e regue com o molho de manga reduzido e a guarnição de cebolas e mostarda.

Rende 18 porções de 186 calorias /cada.

 

Filé Mignon Finlandês

Ingredientes: 1 ½ quilo de filé, 1 colher (sopa) de manjericão, 1 colher (sopa) de cebola picada, 1 colher (sopa) de molho inglês, 1 copo (240 ml) de caldo de carne, sal a gosto, suco de ½ limão.

Prepare o filé: faça cortes na peça do filé mignon a cada 3cm e só até a metade. Misture o manjericão, a cebola, o molho inglês, o caldo de carne, o sal e o suco de limão. Tempere a carne e deixe descansar por 2 horas. Em uma forma de pudim, coloque a peça de filé sobrepondo as pontas e prendendo com palitos. Reserve o tempero.

Para o recheio: 6 fatias de abacaxi, 6 ameixas secas (sem caroço) cortadas ao meio, 6 damascos secos cortados na metade. Em cada um dos cortes coloque um pedaço de abacaxi, damasco e ameixa. Regue com um pouco de tempero. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o papel e deixe dourar. Vá regando com o restante do tempero. Desenforme a carne.

Para o molho: Engrosse o molho que sobrou na forma com 1 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em ½ xícara (chá) de água. Regue a carne e sirva.

Rende 12 porções de 238 calorias cada.

 

Doces Para Uma Festa Light

Torta de Nozes

Ingredientes: 8 claras, 4 gemas, ½ xícara (chá) de frutose, 1 colher (sobremesa) de adoçante para forno e fogão, 200 g de nozes tipo pecã moídas, 5 colheres (sopa) de farinha de rosca.

Recheio: ¼ xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de frutose, 1 vidro pequeno de leite de coco light, 2 colheres (sopa) de margarina light, 1 colher (sopa) de maisena, 3 colheres (sopa) de água, 4 gemas.

Massa: Bata as claras em neve firme. Junte as gemas uma a uma e bata mais um pouco. Acrescente a frutose e o adoçante aos poucos e continue batendo. Adicione as nozes e, por último, a farinha de rosca. Despeje a massa em 2 assadeiras iguais untadas e enfarinhadas e leves para assar em forno baixo. Retire do forno e desenforme morno.

 

Doce de Maçã com gelatina diet

Ingredientes: 6 maçãs cortadas em 4 gomos (descascadas). Colocar na panela de pressão e sobre elas: 2 pacotes de gelatina de abacaxi diet, 4 ½ xícaras de água, 4 cravos.

Preparo: Ligar o fogo e quando começar a pressão, marcar 5 minutos. Desligar. Colocar numa vasilha e gelar.

 

Pão Doce de Ricota com Passas

(20 porções com 238kcal /porção)

Ingredientes: 2 tabletes de fermento biológico, ½ xícara (chá) rasa de leite desnatado, 4 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó, (p/ forno e fogão), 1 colher (chá) de sal, 3 ovos, 4 colheres (sopa) de margarina light, 4 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Recheio: 400 g de ricota, ½ xícara de uvas-passas, 3 colheres (sopa) de adoçante dietético, 1 ovo, 20 unidades de nozes, 1 colher (chá) de essência de nozes.

Preparo: Massa: Junte o fermento, o leite e 4 colheres (sopa) de adoçante. Mexa bem até dissolver o fermento. Junte o sal, 3 ovos e a margarina em temperatura ambiente. Adicione a essência, mexa bem e coloque a farinha de trigo aos poucos até dar ponto de soltar das mãos. Deixe descansar por 30 minutos em lugar protegido.

Recheio: Misture a ricota amassada, as passas, o ovo batido, o adoçante e as nozes. Reserve.

Montagem: Abra a massa no formato de um retângulo, espalhe o recheio e enrole como rocambole. Coloque-o em assadeira untada, faça cortes na superfície e deixe crescer por 20 minutos. Leve ao forno preaquecido por em média 40 minutos ou até dourar. Sirva frio.

 

nutrição

Aproveite a ceia... faça boas escolhas

É NATAL !

• Antes da ceia: faça todas as refeições do dia: café da manhã, almoço e lanches (manhã e tarde). As escolhas podem ser mais leves, mas evite ficar em jejum. Chegar à ceia com o estômago colado nas costas faz qualquer pessoa extrapolar no tamanho das porções. Além disso, prolongar muito o intervalo entre as refeições (mais de quatro horas) deixa o metabolismo preguiçoso. Conclusão: além de consumir mais calorias, seu organismo queima menos, sobrando energia para ser estocada na forma de gordura. Socorro!

• Coma devagar para absorver bem os nutrientes. Mastigue bem cada alimento e demore, no mínimo, 20 minutos para fazer sua refeição. Nesse tempo o cérebro vai ter a sensação de saciedade, ou seja, notará que o estômago recebeu alimento suficiente.

• Primeiro as tentações: esqueça a idéia de comer de tudo um pouco, principalmente se tiver muitas opções à mesa. Uma boa estratégia é, antes de se servir, dar uma olhada geral nas delícias que estão na mesa e se servir apenas das mais irresistíveis, e, se possível, sem repetir. Não dispense a salada como entrada – ajuda a evitar a tentação de exagerar no tender.

• No dia seguinte: depois da ceia vem o almoço de Natal e, uma semana depois, o jantar de Reveillon. Por isso, não pense em diminuir o ritmo da malhação. Se não der para ir á academia, caminhe, pedale, nade ou faça qualquer outra atividade que estimule o corpo a queimar calorias.

Publicidade

Veja também