Nascimentos naturais no Hospital Estadual somam 73%

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/09/2018
Horário 05:45

O Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira, que fica em Presidente Prudente, realizou 12,8 mil internações e mais de 60,2 mil consultas entre 2015 e 2017, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde. Com 52% de população prudentina passado por tais atendimentos, a pasta esclarece que a unidade, desde junho de 2017, participa, ainda, do PPA (Programa de Partos Adequados), e lembra que, atualmente, 73% dos partos realizados são normais. O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, por sua vez, diz ofertar 550 leitos na unidade e lembra realizar 2 mil atendimentos diários.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Estadual, no período de três anos, realizou 12,8 mil internações, 8 mil cirurgias e 113 mil exames, bem como as 60,2 mil consultas, que representam um crescimento de 6% entre o primeiro e o último ano analisado. Já sobre o PPA, a pasta informa que a iniciativa valoriza o parto normal e reduz o percentual de cesarianas, o que oferece às mulheres e bebês a assistência durante a gestação e também no pós-parto.

A secretaria lembra, no entanto, que o atendimento à população por parte do Estado no município segue ainda com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que conta com 25 especialidades e, entre janeiro e agosto deste ano, realizou mais de 76,7 mil consultas médicas, 13,1 mil exames e 5 mil cirurgias ambulatoriais. A cidade conta ainda o Ambulatório Regional de Saúde Mental, que realizou em 2017 aproximadamente 1,6 mil orientações em grupo e atividades educativas e 7,7 mil consultas. Até junho de 2018 foram 846 atividades educativas e 3,8 mil consultas.

“Mantemos convênios com diversas entidades, para repasses voluntários, com o intuito de auxiliar os serviços a fortalecer a assistência. Desde 2014, mais de R$ 88 milhões foram repassados à região de Presidente Prudente, entre investimentos e custeio, sendo que apenas aos municípios foram repassados R$ 45,3 milhões deste número no mesmo período, reforçando o trabalho permanente da pasta na busca de investimentos e melhorias na área da saúde”, expõe a secretaria.

O HR, por sua vez, lembra que além de ofertar 550 leitos, realiza os 2 mil atendimentos diários, sendo que, em média, 45% da população atendida é a de Prudente. “Conforme a atividade atual, os leitos da unidade são suficientes e cumprem com o seu contrato de gestão adequadamente”.

Publicidade

Veja também