Nascimento do Menino Jesus é reproduzido em presépios

São Francisco de Assis iniciou a prática da montagem refazendo um pouco do contexto histórico, geográfico e a chegada do Messias, lembrada no dia 25 de dezembro

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 23/12/2017
Horário 13:49
Aline Martins, Presépio mostra a simplicidade e santidade de Cristo Jesus desde seu nascimento
Aline Martins, Presépio mostra a simplicidade e santidade de Cristo Jesus desde seu nascimento

O padre Rodrigo Gomes de Moreno explica que foi São Francisco de Assis quem iniciou a prática da montagem do presépio tentando reproduzir um pouco do contexto histórico, geográfico, até mesmo do nascimento de Jesus. Nele estão os animaizinhos, a manjedoura, as figuras de Maria e José como família, os pastores que cuidavam do rebanho e foram as primeiras testemunhas da chegada do Messias, os reis magos que representam todas as nações da terra e vieram presentear, apresentar o que de melhor tinham para o filho de Deus.

“Enfim, todos nós somos convidados a manifestar essa gratidão, essa homenagem a Deus montando nosso presépio”, explica padre Rodrigo, pároco da igreja Nossa Senhora do Carmo.

E pelo segundo ano, pertencente ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Jair Ferreira de Castro, 69 anos, metalúrgico aposentado, monta um bonito presépio em frente de sua casa, no Jardim Planalto, em Presidente Prudente.

O que comove é que ele consegue vivenciar realmente o sentido do presépio, reunindo toda a família, a esposa Isaura, filhos, a netinha Nayra Fernanda, nesse espírito de acolhida e agradecimento a Jesus Cristo. Ele diz que embora tudo que façam seja pouco para agradecer o que recebam do Senhor, esta é uma forma singela de demonstrarem gratidão e amor ao Pai, ao Filho, que deu a sua vida por nós, e ao Espírito Santo.

 

Agora é aguardar o dia 25, para colocar o nosso Menino Jesus em sua manjedoura. É gostoso receber tantas pessoas em casa querendo fazer fotos do presépio

Jair Ferreira de Castro,

aposentado

 

Um sonho

Além dos personagens tradicionais, o presépio do senhor Jair ganhou uma peça a mais: uma cascata que ele mesmo confeccionou dando ainda mais beleza ao seu projeto. Ao todo, são 17 peças entre animaizinhos, Maria, José, os reis magos... As maiores medem 60 centímetros.

Senhor Jair e sua esposa, Isaura são devotos fervorosos de Nossa Senhora Aparecida, santinha que faz parte da família e ganhou gruta com 2 metros e 20 cm (centímetros) no fundo de sua casa.

O sonho do presépio começou no final de 2015 quando Jair viu um montado no trevo de Paraguaçu Paulista.

“Achei tão bonito que me bateu aquela vontade de fazer igual em casa. As peças, eu fiz em uma fábrica de Londrina [PR] e no ano passado puder montá-lo. E neste, mais uma vez e com a cascata o deixando ainda mais bonito. Agora é aguardar o dia 25, para colocar o nosso Menino Jesus em sua manjedoura. É gostoso receber tantas pessoas em casa querendo fazer fotos do presépio”, destaca o aposentado.

Publicidade

Veja também