Nadadores se preparam para o Paulista Infantil

Buscando bons resultados, semana foi separada para corrigir estilos e aperfeiçoar saídas e viradas

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 20/06/2018
Horário 08:57
Marcio Oliveira - Trabalhos começaram ontem e visam o aperfeiçoamento do ritmo
Marcio Oliveira - Trabalhos começaram ontem e visam o aperfeiçoamento do ritmo

O número de competições segue intenso para a equipe de natação Criarte/Semepp/Apan. Os nadadores iniciaram a semana focando no Campeonato Paulista Infantil de Natação, que ocorre em Bauru (SP), entre os dias 22 e 24. Com a presença de seis prudentinos na competição, o técnico Elvancir Pereira do Nascimento, o Pepe, tem como objetivo de trabalho nesta semana, o aperfeiçoamento do ritmo e finalizar a fundamentação da saída e chegada dos atletas. A viagem rumo ao torneio acorre na sexta-feira, com a delegação composta por Bruno Hosokawa de Oliveira, Enzo Borges Nota, João Vitor Zanetti Martins, Gustavo Nakamashi, Gabriel Rosário e João Amorim Pedro, além do próprio professor Pepe e Cristiano Maurício da Silva, o Max.

Mesmo com o primeiro treino da semana sendo um pouco mais leve, todas as categorias caíram na água e mantiveram seus treinamentos sendo monitorados pelos técnicos. De acordo com o treinador, a semana de trabalhos mais específicos e de calmaria ocorre por conta do calendário que ele preparou no início do ano. “Eu divido o meu treinamento em blocos. No início, a gente aumenta o volume e quando chega no período específico, a gente diminui o volume para aumentar a intensidade a 80% e 90%. Quando chega a nível de competição, mais ou menos nesta fase do ano, é hora de descansar a musculatura”, explica. Sendo assim, Pepe coloca a competição do próximo final de semana como uma das mais importantes do calendário. “A preparação se iniciou desde quando voltamos de férias, em janeiro, então não paramos ainda, mas tudo envolve a competição [Campeonato Paulista] que é uma das mais importantes da categoria”, afirma.

Mesmo com a diminuição de ritmos de treinos, Pepe acredita nos bons resultados, além de contar com um dos destaques e atual vice-campeão brasileiro. “As expectativas são as melhores possíveis, com destaque ao Bruno, que foi vice-campeão brasileiro. Com ele, o objetivo é de que consiga ficar entre os três, assim como queremos que os nossos revezamentos fiquem entre os oito, e que os outros atletas consigam ficar entre os 16 que pontuam, ou entre os oito que são finalistas”, destaca.

Para Bruno, a expectativa está grande, mas confia na sua evolução durante o ano. “Já completamos meses nos preparando, participando de competições e tudo mais. Agora quero chegar em mais uma competição e estar entre os três melhores, é para isso que me preparo”, declarou o atleta.

 

Última competição

No último final de semana, 15 a 17, a equipe Criarte/Semepp/Apan participou do Campeonato Paulista de Petizes de Natação, em Guaratinguetá (SP). A competição, que envolvia atletas de 11 anos, para o petiz 1, e 12, para o petiz 2, contou com 11 nadadores prudentinos. Os destaques ficaram com Isabella Ramos Rodrigues, que fechou a participação em 8º lugar nos 800 metros nado livre; João Leonardo Silva Campos, que conquistou a 6º colocação nos 100 metros nado borboleta; Emmanuel Francisco Sitta, também sexto colocado, mas nos 100 medley; e Eduardo Albano Silva, que ficou em 8° lugar nos 100 livre e 7º nos 100 medley.

Segundo Pepe, os resultados foram os esperados para uma competição preparatória. “Como já disse, tem muitas competições que são preparatórias, esta também era e finalizar com a maioria no pódio é ótimo, ainda mais eles sendo novos, de apenas 11 e 12 anos”, afirma o treinador.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também