Nadadores de Prudente ganham ouros e pratas em Santos

Fran Alencar e Olavo Paes competiram na semana passada, no dia 6, pelo Campeonato Paulista Master de Natação de Inverno, em Santos (SP)

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 11/07/2019
Horário 06:21
Cedida - Aos 68 anos, Fran conquista três ouros em Campeonato Paulista
Cedida - Aos 68 anos, Fran conquista três ouros em Campeonato Paulista

É bastante comum encontrar pessoas que dão as mais diversas desculpas, como a idade, por exemplo, quando o assunto é praticar esportes. E provando que para se exercitar, assim como dançar não tem idade, trazemos hoje dois grandes exemplos que comprovam essa premissa. Francisco José Rocha de Alencar, Fran Alencar, de 68 anos, e Olavo Paes, de 48, nadadores que representam a Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) conquistaram, respectivamente, três ouros nas provas de 50 e 100 metros costas e 50 borboleta, e três pratas nas mesmas modalidades, na semana passada, no dia 6, no Campeonato Paulista Master de Natação de Inverno, em Santos (SP).

Fran Alencar, que nada desde os 8 anos de idade, exalta que ganhar os três primeiros lugares aos 68 anos é uma alegria até difícil de mensurar. “Treino [na Apea] diariamente, algumas vezes acompanhado [até com ex-nadadores campeões], mas na maioria sozinho, sempre focado no objetivo de além de competir sempre fazer o melhor. Neste ano ainda tenho outras três competições importantes para participar”, expõe.

Ele explica que existe um calendário de competições, mas como não têm patrocínio e precisam arcar pessoalmente com todos os gastos, ambos os nadadores escolhem quais os campeonatos principais irão disputar. “Em setembro vou nadar em Recife [PE] na Copa Brasil; em outubro [31 a 3 de novembro], o Campeonato Brasileiro em Uberlândia [MG], e em novembro [11 a 17], o Sul-americano em Assunção no Paraguai”, menciona Fran Alencar.

Para entender melhor, o veterano das águas explica que a competição master é dividida de cinco em cinco anos as faixas etárias, a partir dos 25. “Eu nado nos 65+ [60 até menos de 70]. Existem competições regionais, estaduais, nacionais, sul-americano, pan-americano, mundiais. Eu tento estar nas mais importantes. Eu já joguei futebol, mas desde moleque eu gostava mesmo era de nadar”, alegra-se.

Publicidade

Veja também