Mutirões auxiliam na prevenção de doenças

EDITORIAL -

Data 27/11/2018
Horário 06:11

Cuidar da saúde é essencial. Fazer exames periódicos, visitar seu médico de confiança, praticar exercícios físicos, prestar atenção no corpo e em seus sinais. Cada um precisa se conhecer significativamente e para isso, cuidar de si é fundamental. Vez ou outra existem campanhas e iniciativas admiráveis para auxiliar nos cuidados primários para com a saúde do ser humano. E como é importante participar deste tipo de evento. Uma oportunidade fácil e gratuita de, mais uma vez, saber sobre a própria saúde. Se cuidar. Prevenir doenças.

Presidente Prudente sempre sedia ações deste porte. Mutirões de prevenção de várias doenças se espalham pela cidade. Tem muita gente, empresas, associações, instituições, grupos, entre outros, querendo ajudar o próximo. E o faz através de campanhas em prol da saúde humana.

Como publicado neste diário, a diabetes sempre foi considerada uma doença perigosa e que merece atenção especial. Em geral, é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

Pensando nisso, na manhã de sábado, o Projeto Fundo de Olho, em parceria com a Prefeitura de Prudente e outras instituições, realizou o Mutirão do Diabetes, que atendeu cerca de 2 mil pessoas ao longo do evento. Na ocasião, o público teve a oportunidade de realizar exames, participar de oficinas e receber orientações pertinentes à patologia. A cada 10 segundos, duas pessoas desenvolvem diabetes. A cada oito segundos, uma pessoa morre de causas relacionadas à doença. São dados alarmantes e que mostram a importância da prevenção e do controle adequado desta patologia. Sábio é aquele que aproveita dessas oportunidades para o bem próprio. Que se dispõe a ir nestes eventos e saber se está tudo bem ou se precisa de auxílio médico.

As pessoas precisam saber que esse tipo de evento é para o bem delas mesmas. Previna-se. Cuide do seu corpo. Deixe sua saúde em dia. E, quando der, participe de mutirões. Sua saúde agradece.

Publicidade

Veja também