Mutirão oferece testes a mulheres

Iniciativa foi realizada nas unidades de saúde de PP ontem

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 27/10/2019
Horário 05:41
Paulo Miguel - Entre os atendimentos oferecidos estavam os odontológicos
Paulo Miguel - Entre os atendimentos oferecidos estavam os odontológicos

Ainda em alusão ao Outubro Rosa, o dia de ontem foi voltado ao cuidado com a saúde das mulheres em Presidente Prudente. A Prefeitura realizou entre 8h e 16h um mutirão nas unidades de saúde, como a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, conhecida por Cohabão. Na iniciativa, as mulheres puderam realizar exames como o preventivo de colo de útero, passar por solicitações de mamografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, atualização de vacina e além de atendimento odontológico. Aproximadamente 800 mulheres eram aguardadas para o atendimento.

De acordo com a supervisora de enfermagem da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Cláudia Braga, para promover uma manhã aconchegante junto com as atividades dos exames, a equipe preparou uma decoração com as cores rosas, com bexigas, por exemplo, uma mesa de café da manhã com frutas e trouxe informações nutricionais às pacientes entre um atendimento e outro.

Luiza Gomes é dona de casa, tem 59 anos, e soube na própria unidade de saúde que a ação ocorreria durante o dia de ontem. Para ela, reservar a manhã de sábado para tais cuidados deveria ser uma regra para todas as mulheres. “A prevenção ainda é o melhor meio de nos cuidarmos, então cheguei logo cedo e vou passar por todos os atendimentos”.

Já a aposentada de 61 anos, Neusa dos Santos, afirma que soube das atividades através de informações publicadas em O Imparcial e ressaltou que não poderia ficar de fora. “Todos deveriam fazer isso, a saúde é nosso maior bem”, ressalta.

Publicidade

Veja também