Mutirão de prevenção ao câncer de pele ocorrerá sábado, no HR

Para participar da ação não é necessário encaminhamento médico; basta comparecer à unidade portando documento original com foto

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/12/2019
Horário 11:37
Fabio Reis/AI do HR - Atendimentos aumentaram 7,6% no comparativo de 2018 para 2019
Fabio Reis/AI do HR - Atendimentos aumentaram 7,6% no comparativo de 2018 para 2019

O ambulatório do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo receberá neste sábado, das 9h às 15h, um mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele, onde 16 dermatologistas estarão atendendo sem necessidade de encaminhamentos médicos, visando o combate e prevenção ao câncer de pele. Para participar, basta comparecer à unidade portando um documento original com foto.

Não é necessário o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde. A ação faz parte da Campanha “Dezembro Laranja”. Segundo o médico dermatologista e coordenador da campanha no HR, Murilo Carapeba, alguns casos são resolvidos no mesmo dia. “Nós fazemos a triagem dos pacientes e realizamos o exame em todo o corpo do paciente. Quando identificado o câncer de pele ou algum outro problema na pele já iniciamos o tratamento”, explica.

Os casos mais simples serão resolvidos no próprio atendimento, onde até pequenas cirurgias serão realizadas no mesmo dia ou para agendamento posterior. Os casos de maior gravidade serão encaminhados para o ambulatório de dermatologia do HR. No mutirão realizado em 2018, foram realizados cerca de 350 atendimentos, mas a expectativa é que mais pessoas participem.

Na unidade, os atendimentos relacionados ao câncer de pele aumentaram 7,6% no comparativo de 2018 para 2019. Enquanto de janeiro a novembro do ano passado o HR realizou 2.402 atendimentos relacionados ao câncer de pele, no mesmo período desse ano, foram realizados 2.586 atendimentos.

Dezembro Laranja

O mês de dezembro marca a luta na prevenção contra o câncer de pele, através da campanha “Dezembro Laranja”, promovida pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e abraçada por unidades de saúde de todo o país. Porém, o dermatologista do HR, Murilo Carapeba, alerta para a prevenção, que deve ocorrer o ano todo.

“Devemos sempre nos preocupar em usar o protetor solar e também roupas e acessórios que protejam nossa pele. O câncer de pele é o responsável por 25% de todos os cânceres diagnosticados e temos que combatê-lo diariamente”, pontua o especialista. 

Publicidade

Veja também