Mutirão de Cidadania aguarda mil pessoas em Epitácio

Ações comunitárias de saúde e prestação de serviços para aquisição e regularização de documentos serão oferecidas gratuitamente à população

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/08/2019
Horário 06:08

A 14ª edição do Mutirão de Cidadania no Campo, realizado pelo Sindicato Rural Patronal de Presidente Epitácio, será na manhã deste sábado, na Escola Estadual Professor Jacinto de Oliveira Campos, com ações comunitárias de saúde e prestação de serviços para aquisição e regularização de documentos. Segundo a organização, estima-se que mil pessoas passem pelos atendimentos comunitários. 

Segundo o diretor-secretário do Sindicato Rural Patronal, Ailton Nonato, a ação trata-se de uma atividade voltada para o exercício da cidadania dos munícipes e da região. “Neste dia, convidamos as entidades filantrópicas e não filantrópicas para estarem juntas oferecendo seus serviços, ou seja, um dia de doação ao próximo”.

Em sua 14ª edição, Nonato relembra que a ação é um momento oportuno para que as pessoas sejam atendidas gratuitamente, além da melhoria na qualidade de vida. “Entretanto, indiretamente, trata-se também de uma ressocialização, em que a pessoa vai saber quais são os seus direitos perante a sociedade e o poder público, além de uma gama de informações que são corriqueiras no dia a dia e que, muitas vezes, não há conhecimento”, pontua.

Atendimentos

Entre as ofertas do evento, estará a emissão da primeira via da Carteira de Trabalho e CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física); apoio e orientação sobre os direitos da criança e do adolescente; orientação sobre circulação marítima, jurídica, leis de defesa do consumidor, crédito, reforma agrária e microbacias; cortes de cabelo; oficinas; entre outros serviços. Quanto aos atendimentos de saúde, estará à disposição: dosagem do colesterol; higienização e massagem fácil; teste de glicemia; acuidade visual; aferição de pressão; avaliação e orientação nutricional; e informação sobre a saúde bucal. 

Quanto às instituições parceiras, o evento contará com a presença das secretarias municipais, Conselho Tutelar, Banco do Povo, PAT (Programa de Assistência ao Trabalhador), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Itesp (Instituto de Terras de São Paulo), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) e outras.

Caravana da Saúde

Participante em várias edições do evento, a Acipp irá colabora levando uma edição especial do projeto “Caravana da Saúde” em parceria com o urologista Ênio Perrone, com foco na realização de exames de próstata. De acordo com o médio, trata-se de um trabalho voluntário em que atua aproximadamente há seis anos ao realizar o atendimento preventivo ao câncer. “Eu acompanho o projeto há anos nos bairros de Prudente e em outras cidades. Considero que a população ainda tem dificuldade de acesso quanto a consultas urológicas e, como isso, estamos facilitando a informação e a saúde”.

Em casos em que o exame preventivo der positivo para o câncer de próstata, o médico explica que cede um encaminhamento por escrito para que o paciente procure o posto de saúde do seu bairro, para que, então, possa ser encaminhado para o serviço de oncologia em Presidente Prudente.

Serviço

O evento terá início às 8h, se estendendo até às 16h. No entanto, os atendimentos de saúde seguem somente até 12h30 – a recomendação aos que forem realizar exames é que permaneçam em jejum. A Escola Estadual Professor Jacinto de Oliveira Campos, que receberá a ação, fica localizada na Rua Recife, quadra 9, em Presidente Epitácio.

Publicidade

Veja também