Músicas de jovem compositor de Piquerobi fazem sucesso na voz de duplas sertanejas

O menino de 19 anos é apaixonado pelo ramo desde criança e sonha em ter suas letras como número um no meio musical do Brasil

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 03/11/2018
Horário 05:48

Piquerobi (SP), cidade do oeste paulista com pouco mais de 3,5 mil habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Pequena para muitos, mas grande no coração de João Pedro de Oliveira Cruz ou “João Mateiro” como é conhecido. O menino de 19 anos nasceu e vem se criando no município onde toca em bares, shows e rodeios para desenvolver seu maior sonho, viver de música. Em quase duas décadas de existência o jovem acumula mais de 9,7 mil seguidores no Instagram e possui letras musicais que já ganharam as vozes de sertanejos de sucesso como Maria Cecília & Rodolfo, Vini & Lucas e Antony & Gabriel.

 

 

“Escrevo todos os dias sobre diferentes temas, pretendo continuar insistindo até conquistar meus objetivos, não vou desistir dos meus sonhos”

João Pedro de Oliveira Cruz,

cantor e compositor

 

Com quatro anos de carreira, ex-integrante de duas duplas sertanejas, João agora segue em carreira solo e tem um EP – lançado em fevereiro - nas plataformas digitais. O jovem traz no trabalho “EP Compositor” quatro faixas das quais três são autorais e uma regravação do grupo brasileiro Kid Abelha. Apesar de viver da música integralmente, João conta que ainda não chegou em seu principal objetivo que é se tornar o compositor número um do Brasil.  “Escrevo todos os dias sobre diferentes temas, pretendo continuar insistindo até conquistar meus objetivos, não vou desistir dos meus sonhos”, explica.

Sobre ser tão jovem e já ter tido a oportunidade de expor seu trabalho para profissionais experientes, o menino se emociona ao dizer que é uma chance única. “É um sonho realizado, porque cresci ouvindo Maria Cecília & Rodolfo, por exemplo, eu sou um grande fã de sertanejo então é maravilhoso saber que meu trabalho chegou até esses cantores”, expõe.

 

Raízes musicais

De acordo com João Pedro, a paixão por música sertaneja vem de berço. Conforme o mesmo, desde criança via o avô tocar violão e começou a sentir a paixão pelo instrumento pulsar em seu peito. O cantor denota também que a família é a grande incentivadora de suas conquistas. Segundo ele, sempre estão aconselhando-o, felicitando-o e fazendo o possível para que chegue onde sonha. “Quando completei oito anos minha mãe me deu meu primeiro violão e foi uma felicidade que só [risos]”, rememora.

Deste dia até hoje o menino não parou mais. Segundo João, começou a fazer aulas no Conservatório Musical de Presidente Venceslau (SP) e a partir daí desenvolveu sozinho suas habilidades. “Minha principal influência na época era Mato Grosso & Mathias porque minha avó ouvia muito no rádio e tinha uma fita que só tocava aquela música ‘Tentei Te Esquecer’ então acabei gravando na cabeça”, pontua.

Hoje, João Pedro destaca como sua principal influência a dupla Jads & Jadson. “Sou fã deles principalmente por fazerem um trabalho parecido com o meu, misturar uma proposta caipira com música de amor”, frisa.

Aliás, de acordo com o jovem, amor é seu tema preferido na hora de compor letras. Além disso, o cantor revela que sempre se baseia em histórias reais tanto dele próprio quanto de amigos e pessoas próximas. “Em minha opinião, música boa é música que fala de amor, então sempre que posso escrevo sobre isso [risos]”, acentua.

 

Caminhos tortuosos

Embora seja jovem, João Pedro revela que já pensou muitas vezes em parar pelo caminho. “É uma trajetória muito difícil, nem todas as pessoas que surgem vão te ajudar e contribuir para que você evolua, já passei por situações bem delicadas de roubarem minhas músicas, entre outras coisas”, revela.

Entretanto, hoje segue firme em seu objetivo auxiliado da família e do carinho que recebe nas redes sociais. “Posto um vídeo e as pessoas comentarem darem um retorno, já faz com que eu sinta que está valendo a pena”, ressalta.

Além disso, segundo ele, o mercado brasileiro de sertanejo tem muito glamour. “É muito recompensador para quem consegue chegar ao topo, o meu papel como compositor é contar histórias, e o público sertanejo vive isso, corresponde, é gratificante”, relata.

 

Próximas estradas

Entre as músicas que estão para serem lançadas, é possível destacar “Perfil Durão” que ganhará as vozes de Thaeme & Thiago e Jerry Smith. Além da canção “Saída de Emergência” que será interpretada pelos sertanejos Bruno & Barreto. Entre os destinos que João já percorreu com suas composições, é possível destacar Maringá (PR), Goiânia (GO) e Londrina (PR).

 

 

Publicidade

Veja também