Museus de Presidente Prudente participam de ação nacional

Unidades prudentinas, Cemaarq - FCT/Unesp e Museu e Arquivo Histórico contam com programação especial de 13 a 31 de maio, com ações gratuitas e agendadas

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 11/05/2019
Horário 07:10

A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio, quando as unidades brasileiras são convidadas pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para desenvolverem uma programação especial na data. Neste ano, as unidades prudentinas do Cemaarq (Centro de Museologia Antropologia e Arqueologia) da FCT/UNESP (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e o Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto”, estão inseridos na programação com ações educativas voltadas à preservação da cultura, além de exposições e rodas de conversa.

Com o tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, a 17ª Semana Nacional de Museus propõe um debate sobre o papel dos museus como centros propagadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos culturais. A temporada de eventos acontece em todo o Brasil entre os dias 13 e 19 de maio de 2019. Ao todo, serão 3.222 intervenções que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais. Trata-se de um momento propício para fomentar debates no campo e estimular a realização e o desenvolvimento de projetos, além de atividades museológicas que podem ser de curta, média ou longa duração.

Segundo a professora da ação educativa e responsável pelo arquivo histórico do Museu “Prefeito Antonio Sandoval Netto”, Eliane Angélica Semessato Ruiz da Silva, 56 anos, a oportunidade de participar do evento nacional, visa a promoção e divulgação da unidade a nível nacional. “Esses eventos são divulgados em uma agenda nacional, que rodam o país e para nós a participação é importante porque acaba sendo projetado para o Brasil, de forma a sermos vistos, também, por outras pessoas e cidades”, diz.

A unidade do Cemaarq contará com três exposições – arqueológicas, etnológicas e paleontológicas dos materiais indígenas, a qual constitui-se de peças e artesanatos contemporâneos.

De acordo com a assistente de suporte acadêmico do Cemaarq, Nikele Maiara Milani, 30 anos, com a oportunidade, o museu terá uma maior divulgação, pois, é importante a comunidade conhecer o museu de sua cidade. “Esperamos que as escolas públicas e particulares de Presidente Prudente e região, venham nessa semana para conhecer o Cemaarq”. Além das exposições, para as crianças, será realizada a atividade de montar uma aldeia indígena, com o intuito de promover conhecimento sobre a cultura.

Programação Museu Municipal

O Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto”, terá de 14 a 17 de maio, das 8h às 16h, a “Ação Educativa” a qual apresentará às escolas e instituições agendadas à preservação da cultura do município. A exposição, “Visibilidade LGBT: Educar para a Diversidade é construir liberdade”, inicia no dia 14 e vai até 31 de maio, das 8h às 17h. Os agendamentos podem ser feitos através dos telefones (18) 3223-9404 ou pelo e-mail: preservacao@culturapp.com.br.

Programação Cemaarq

O Cemaarq (Centro de Museologia Antropologia e Arqueologia) da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) fará exposições de 13 a 17 de maio, em dois períodos, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. As intervenções serão concentradas na unidade localizada no perímetro da FCT/Unesp, na Rua Roberto Simonsen, 305 – Centro Educacional. Na unidade, os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (18) 3229-5327 com Adriana Yumi Nagae.

Publicidade

Veja também