Museu abre as portas para fotógrafos se inspirarem e participarem de exposição

O projeto “Museu Através da Lente” recebe imagens das instalações do local durante este semestre para a criação de uma mostra no fim do ano

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 27/10/2018
Horário 06:00

Existente em Presidente Prudente desde 1957, manter-se presente na memória das novas gerações se torna um desafio para o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto. Principalmente em um mundo imerso no fluxo das fotografias instantâneas e smartphones. Em busca de perpetuar a história do local e promover espaço para os fotógrafos em potencial da cidade, o museu desenvolve durante este semestre o projeto “Museu Através da Lente”. A ideia tem o objetivo de fazer uma exposição em dezembro com fotografias recebidas ao longo dos próximos meses. Estas que terão as instalações e detalhes do museu como protagonistas. 

Segundo a professora responsável pelo projeto, Eliane Angélica Semessato Ruiz da Silva, a ideia surgiu há dois meses quando o funcionário do museu, Denis Brustelo, começou a fazer cliques esporádicos do ambiente. “Gostamos das imagens e pensamos em criar algo que estimulasse as pessoas a tirarem fotos, assim não perderíamos a lembrança do museu com o passar dos anos”, explica. Afinal, conforme a mesma, hoje é muito fácil fazer fotos pelo celular, porém, poucas destas são reveladas e guardadas. “No futuro não teremos imagens para guardar, a ideia é mostrar que isso é importante, manter a tradição”, expõe.

Denis concorda. O prudentino de 34 anos trabalha há quatro no museu e desde muito jovem sentia ligação com a arte da captação de imagens. De acordo com ele, é um desperdício ter contato diário com um local “tão bonito” e não deixa-lo registrado. “Um dia vi um grupo de fotógrafos iniciantes na internet e me inspirei, gosto muito de captar os detalhes da natureza, flores, passarinhos, são coisas que precisam ser mais valorizadas, as vezes passam tão rápido por nós e ninguém se atenta”, explana.

 Justamente essa percepção que Eliane espera das fotos. Segundo ela, as imagens que irão compor a exposição serão aquelas que melhor transparecerem a alma do museu e também as que obtiverem maior número de curtidas na página oficial do local no Facebook. “O museu está de portas abertas para quem quiser vir e fazer imagens. Queremos que se aproximem e conheçam”, relata.

 

Novas mídias

Eliane conta que nunca antes houve uma facilidade tão grande em interagir e produzir fotografias de forma autônoma. Todavia, não são todos que possuem o devido espaço para explorarem sua arte. “É uma área que precisa de incentivo e apoio, é um tipo de arte, e toda arte merece ser apreciada”, ressalta.

Para Denis é exatamente isso. Segundo ele aqueles que gostam de fotografia são desvalorizados no Brasil. “São as imagens que eternizam os momentos, se ninguém fizer, se ninguém valorizar, com o tempo isso vai morrer e ninguém mais vai se lembrar”, acentua.

 

 

São as imagens que eternizam os momentos, se ninguém fizer, se ninguém valorizar, com o tempo isso vai morrer e ninguém mais vai se lembrar

Denis Brustelo,

funcionário que motivou a criação do projeto

 

História do museu

Idealizado pelo Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, então prefeito de Prudente, o museu ganhou forma em 1957 no 40° aniversário da cidade durante o mandato de Antônio Sandoval Netto. Hoje, o local é referência quando o assunto é reviver épocas e pessoas que fizeram história na construção do município. Segundo Eliane, é um acervo muito rico para se perder. “Serve de base para muitos estudos e pesquisas, é o coração da nossa origem”, relata.

O acervo consiste em fotografias e documentos da história de Prudente desde sua fundação até a década de 80. O intuito, conforme Eliane, é aproximar a população da cultura e desenvolver a vontade e o hábito de apreciar. “É um alimento para a alma”, conta.

 

SERVIÇO

As imagens devem ser enviadas ao e-mail: museuatravesdalente@gmail.com. E podem ser produzidas durante os horários de funcionamento do museu. Este que é de segunda a sábado das 8h às 17h.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também