Municípios restringem entrada e saída de pessoas

Prefeitos atenderam a um pedido do Ministério Público Estadual para evitar a eventual propagação do novo coronavírus

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 25/03/2020
Horário 06:37
Reprodução/WhatsApp - Estão autorizados os acessos dos veículos de atividades consideradas essenciais
Reprodução/WhatsApp - Estão autorizados os acessos dos veículos de atividades consideradas essenciais

Após solicitação da 30ª Circunscrição Judiciária do MPE (Ministério Público Estadual), municípios da região de Presidente Prudente restringiram a entrada e saída de pessoas para evitar eventual propagação do Covid-19, novo coronavírus. Em decretos publicados na segunda-feira, as prefeituras de Osvaldo Cruz, Parapuã, Sagres e Salmourão oficializaram as medidas que começam a valer a partir de hoje.

Conforme a Prefeitura de Osvaldo Cruz, estão autorizados os acessos dos veículos de atividades consideradas essenciais: segurança pública, saúde e assistência social, de transporte de alimentos, combustíveis e outros insumos indispensáveis ao abastecimento local, além de veículos de moradores de Sagres. Caso haja descumprimento, poderão ser adotadas medidas de retenção, remoção ou apreensão de veículos para os casos de flagrante delito pela prática do crime previsto no artigo 268 do Código Penal, ou de infrações à legislação de trânsito.

“A ideia é restringir a circulação de pessoas. Quem vier de fora e passar períodos maiores em Osvaldo Cruz será orientado a se submeter a uma quarentena de 15 dias”, explica o prefeito Edmar Mazucato (PSDB). De acordo com o Executivo, a fiscalização será feita por funcionários da Prefeitura, que contará com o apoio da Polícia Militar. “A Prefeitura solicitou apoio do Exército através dos atiradores do Tiro de Guerra local”, informa. “Será solicitada autorização do Comando em São Paulo para auxiliar no controle”.

Em Parapuã, Comarca da Osvaldo Cruz, o prefeito Gilmar Martin Martins (PR) também aderiu à recomendação do MPE. Desde o começo da manhã de ontem, os fiscais já estavam no controle do trânsito no trevo principal de entrada na cidade.

“ISOLAMENTO

É NECESSÁRIO”

Na região de Prudente, outros dois municípios também adotaram as medidas. Em Salmourão, o prefeito Ailson José de Almeida (PV) determinou a restrição de entrada de veículos, com exceção daqueles em comprovado exercício de transporte de alimentos, combustíveis e outros insumos indispensáveis para o abastecimento local, além de veículos em que ocupantes comprovem domicílio na Comarca e não eventuais.

Por sua vez, Sagres também traz as mesmas restrições. Conforme o prefeito Ricardo Rived Garcia (PSDB), “o isolamento é necessário”. “Contamos com a colaboração e compreensão da população da cidade e região para combater o vírus”, considera.

Publicidade

Veja também