Mulheres participam de treino funcional no Sesc

Atividade foi monitorada por Evandro Bueno, educador físico de Ribeirão Preto, que buscou proporcionar uma nova experiência para as participantes

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 26/09/2018
Horário 04:25
Marcio Oliveira - Grupo realizou treinamento funcional usando o corpo como ferramenta
Marcio Oliveira - Grupo realizou treinamento funcional usando o corpo como ferramenta

A Semana Move teve início durante o final de semana e, apesar de tentar tirar muitos da rotina, a tarde de ontem fez um grupo de 11 mulheres refazer movimentos diários com outro objetivo. A ideia era proporcionar um treino funcional para corredores e aproximar atletas novos de experiências daqueles que praticam a modalidade com frequência, mas o resultado final foram atividades para usarem o corpo como ferramenta. A mudança na rotina não mudou a programação final da Semana Move, que se trata da Corrida Move, que será realizada domingo. Disponível em duas modalidades, que serão desenvolvidas no Parque do Povo, os interessados podem optar por de 5 km e 10 km, além da caminhada de 5 km. Mesmo com o número de inscrições não revelados, ainda há vagas restantes. Sendo assim, as inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.sescsp.org.br/prudente, com valores de R$ 7,50 (meia), R$ 15 (inteira). Ainda existe a opção gratuita para comerciários credenciados no Sesc.

Ontem, no Quintal do Sesc Thermas, a atividade foi monitorada por Evandro Bueno, educador físico da cidade de Ribeirão Preto (SP), que buscou proporcionar uma nova experiência para as participantes. “A proposta é treinamento funcional. No fim de semana trabalhamos com a corrida, mas hoje, como o pessoal presente é genérico, donas de casa, pessoas que trabalham sentadas o dia todo, a proposta foi para que tivesse movimentos que elas fazem no dia a dia, ou movimentos que elas deixaram de fazer por conta da vida monótona que levamos. Buscamos criar um ambiente de treinamento onde elas usem o corpo como ferramenta e não fiquem limitadas as máquinas de musculação que não trabalham movimento e só trabalham músculos”, enfatiza Evandro.

Para ele, a importância das atividades da tarde de ontem foi o ganho de força com movimentos funcionais. “Subir e descer escada, agachar, levantar, alguns exercícios que trabalham com a energia do corpo, que trabalham essa explosão. O idoso também tem que ter esse tipo de coisa, pois é uma das primeiras coisas que eles perdem. E também esta ativação dos músculos estabilizadores, para que tenham uma estabilização melhor”, explica.

Tudo certo

Entre as participantes, Rosimeire Silva disse que teve medo antes de participar. “Eu achei que não iria dar conta, por ter hérnia de disco, então falou de exercício diferente eu já fico apavorada, mas não senti dor nenhuma. Foi bem confortável e muito bom, queria que tivesse mais para a gente”, afirma. A sensação de quero mais ficou também com Andreia Hilário, outra participante das atividades. “Eu achei bem diferente, valeu a pena”, destaca.

Andreia Galli também se mostrou satisfeita. “Mais uma vez o Sesc proporcionando pra gente uma nova experiência, um contato com coisas novas. Vai além da melhoria da nossa condição de saúde, de condicionamento físico. A nossa socialização, traz as novidades, então foi muito bom as atividades de hoje”, conclui.

Publicidade

Veja também