Mudanças

Quando falamos em mudanças, infinidades de significados poderão constelar nosso pensamento. Mudança pode implicar em troca de uma casa e se dirigir para outra. Também transferir-se de um emprego e alcançar outro. Uma passagem da infância para a adolescência envolvem muitas mudanças. Que vai dá latência à mudança do corpo infantil, chegando a um novo corpo (puberdade). Demanda certa continência dos pais de forma especial. São avassaladoras levando a muita angústia. Também ocorrem mudanças hormonais, psicológicas ou emocionais. Adulto para idoso, só mesmo quem passa sabe o que essa mudança pode significar.

Assim sendo, mudança é de uma complexidade que muitas vezes não acessamos e passamos a resistir muito. Mudar significa perdas, ganhos, conflitos, exige um pensar reflexivo, muitas vezes adiamos o encontro com o novo. Quando falamos em mudanças podemos pensar numa metáfora das dobradiças. Muitas vezes não conseguimos nos desprender totalmente. Permanecemos com parte nossa, ainda no batente, e outra presa na porta. Porta-passagem. Portas se abrem, portas se fecham e assim caminhamos todos nós, humanos.

Esses dias fiz concretamente uma mudança. Esvaziei um imóvel em que preencheu grande parte da vida da família, enquanto meus filhos eram crianças e também nos estudos, fora da cidade. Mudei os móveis de lugar. Simples não é? Seria simples se fossemos todos robôs. Ainda somos seres humanos. Temos um coração que pulsa emocionando-se. Os significados, signos e símbolos nos tornam seres diferenciados e vivos. Quando percebi que o imóvel encontrava-se vazio, um filme passou pela minha cabeça. Mudanças podem ser feitas de modo muito rápido. Você contrata uma empresa e pluft! Mas temos algo muito importante chamada emoção que nenhuma empresa poderá intervir. Na emoção ninguém mexe. Naquele espaço vazio, existe um espaço dentro de mim, preenchido com muita presença viva, dentro da ausência.

Atualmente estamos vivendo tempos modernos. Literaturas da atualidade insistem em pregar que daqui alguns anos tudo será substituído pelas maquinas. Já presenciamos situações que se resolve tudo pelo site. E ouvimos de forma insistente que pelo site é mais rápido e eficaz. Sim, precisamos processar as mudanças e a sua velocidade. Está tudo correndo de forma desenfreada. Há um tempo para assimilação e elaboração. Amor, lembranças, memória, afeto, ligações vinculares e emoções não poderão ser sepultados. Só o ser humano possui esse repertorio interno mental. Precisamos lutar para manter esse repertorio que nos diferencia das maquinas.

No Japão há investimentos exorbitantes na tentativa de igualar os robôs ao ser humano. Mas não podemos fazer o inverso. Mente e corpo está efetivamente imbricado. Necessitamos do tempo e do espaço para nos sentirmos vivos. Quando a emoção não é acessada, o corpo entra num processo de psicossomatizações. Não podemos viver num mundo em que somente acreditamos naquilo que vemos de forma concreta. A lágrima jamais será fabricada. Poderá ser igual, mas pergunto: “Em que consiste brotar uma lágrima dos seus olhos?”. Temos, além das lagrimas, a capacidade para sonhar, ampliar os sonhos e tentar realiza-los. Mudar significa passagem. O símbolo da Páscoa é o ovo. Precisamos nascer e renascer, um movimento constante e dinâmico. Feliz Páscoa!

Publicidade

Veja também